
12 ago Após sugerir renúncia por ligação com a China, Trump elogia CEO da Intel
Na última semana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu para que o próprio CEO da Intel renunciasse ao cargo por supostas ligações com a China. O chefão da empresa, Lip Bu-Tan, se reuniu com o mandatário, que parece ter mudado sua percepção sobre o executivo e aliviado os ânimos na gigante.
Esse comunicado foi realizado na rede social Truth, e lá Trump explica que se encontrou com Bu-Tan, o Secretário de Comércio, Howard Lutnick, e o Secretário do Tesouro, Scott Bessent. O presidente anunciou que o CEO e membros do gabinete governista “vão passar mais tempo juntos”, indicando mais aproximação com a empresa.
Entenda: AMD e Nvidia entregarão 15% das receitas das vendas à China para o governo dos EUA
Vale notar que o próprio Trump elogiou a história de crescimento de Bu-Tan como CEO na postagem. Desde sua formação em 1987, Tan tinha a ideia de investir em mentes e companhias com muito potencial para dar lucro, e foi assim que se tornou CEO da Cadence e, posteriormente, da Intel.
Aproximação de Trump e Bu-Tan pode gerar bons acordos para a Intel (Imagem: Truth)
O fim de uma intriga?
O problema com a administração estadunidense começou após alegações de um suposto envolvimento com a China. As denúncias indicavam que Tan investiu pelo menos US$ 200 milhões (cerca de R$ 1 bilhão na cotação atual) em centenas de empresas chinesas de fabricação avançada de chips, que até mesmo tem ligações com o exército chinês.
Após o problema se tornar público, Trump escreveu que o CEO era “altamente conflituoso” e solicitou sua renúncia;Mesmo antes disso, o senador Tom Cotton chegou a pedir para que o conselho da Intel explicasse os laços de Tan com a China;O episódio causou alvoroço na indústria, seja pela possibilidade de Tan deixar o comando da Intel, seja pela intervenção de Trump em uma gigante como essa.
Agora que Trump e Tan dão sinais claros de paz, os ânimos devem ficar mais contidos no time da Intel. Após trocar de CEO nos últimos meses em meio a uma crise interna e externa, a expectativa é que a equipe azul volte a florescer.
Leia mais: Trump anuncia tarifa de 100% para importação de chips semicondutores
Para mais informações sobre o mercado e as movimentações da Intel, fique de olho no site do TecMundo.