Confira como desativar o Mapa do Instagram, novo recurso que compartilha localização dos usuários

O Instagram lançou um novo recurso de mapa interativo que exibe a localização exata dos usuários. Comparada ao Snap Map, do Snapachat, a novidade gerou críticas de legisladores, ativistas e usuários, que temem que o recurso facilite a perseguição e o assédio, especialmente de crianças e adolescentes.

Entenda: Instagram enfim libera músicas do Spotify com som nos Stories; saiba como funciona

Em resposta às críticas, a Meta afirmou que o mapa vem desativado por padrão. Na prática, a localização só é compartilhada se o usuário ativar a função e selecionar com quem deseja compartilhar.

A empresa também mencionou que há controles parentais disponíveis para notificar os responáveis sobre a ativação do recurso. No entanto, as defesas não foram suficientes para acalmar as preocupações, e publicações nas redes sociais alertando para o perigo do recurso viralizaram.

A controvérsia em torno da nova ferramenta reacendeu o debate sobre a segurança nas mídias sociais e a proteção de menores. Legisladoras americanas, como Lori Trahan e Kathy Castor, já haviam se manifestado contra a ideia quando ela foi noticiada no ano passado, alertando para os riscos de “vigilância, violência e interações não solicitadas”. A senadora Marsha Blackburn foi ainda mais direta, acusando as plataformas de expor a localização de jovens a “pedófilos e traficantes”.

Como desativar o novo recurso Instagram Map?

Caso tenha usado o recurso, mas mudou de ideia, confira como desativá-lo:

Acesse as “Configurações e privacidade” no seu perfil do Instagram;Busque por “Permissões do site” ou “Configurações de localização”;Selecione “Localização” e desative o compartilhamento ou escolha “Nunca” para o aplicativo;Você também pode desativar o acesso à localização do Instagram nas configurações do seu celular;

Apesar das garantias do Instagram de que o recurso é opcional e seguro, especialistas e usuários recomendam mantê-lo desativado para evitar riscos desnecessários. A segurança digital exige vigilância constante, especialmente ao compartilhar informações online.