
13 ago A triste história por trás da morte de Raul Julia, de A Família Addams
Lançado em 1991 nos cinemas, o filme A Família Addams não foi a primeira adaptação que os quadrinhos originais receberam, mas se tornou uma das mais marcantes. Dirigido por Barry Sonnenfeld, o longa-metragem trouxe muitas interpretações marcantes de seu elenco de primeira linha.
Entre vários destaques, chamou a atenção do público a maneira como o ator Raul Julia deu vida a Gomez Addams. Nascido em Porto Rico, ele ficou conhecido como um ator bastante versátil, que podia ir do drama para a comédia de forma bastante competente — algo que fica evidente no longa-metragem e em sua sequência, de 1993.
Raul Julia não abandonou o trabalho nem em seus momentos finais
Segundo Julia, sua versão de Gomez Adams foi inspirada pelos quadrinhos originais de Charles Addams, resultando em um personagem que, ao mesmo tempo que é apaixonado por sua esposa, também pode ser muito trágico e autodepreciativo. Logo depois de estrear no papel, o ator também participou de uma montagem teatral de Don Quixote, provando sua versatilidade.
A Família Addams 2, de 1993, foi um dos últimos papeis do ator;Desde 1991, ele sofria com um câncer no estômago, que decidiu manter escondido do público;Durante as filmagens de Amazônia em Chamas, que só foi lançado em 1994, ele chegou a ser hospitalizado brevemente;Embora tenha se recuperado na ocasião, o ator começou a perder peso rapidamente;Publicamente, Julia não parecia se preocupar com sua condição, embora ela continuasse a piorar;Na noite de 20 de outubro de 1994, o ator sofreu um ataque cardíaco e entrou em coma. Quatro dias depois, ele foi declarado oficialmente morto.
O último grande papel do eterno Gomez Addams foi em outro filme direcionado ao público infantil. Ele foi o M. Bison do primeiro longa-metragem de Street Fighter, que até hoje é infame por sua qualidade. O ator afirmou que decidiu aceitar o papel não por estar convicto de sua qualidade, mas sim porque acreditava que isso o aproximaria de seus filhos, que eram grandes fãs do videogame — e eles o ajudaram a se preparar para o papel.
Grandiosidade do ator permeia até mesmo seus piores trabalhos
Embora o filme de Street Fighter não seja nem de perto o melhor da história de Raul Julia, ele demonstra bem o talento do ator. Mesmo diante de um roteiro confuso e com falas absurdas, ele consegue entregar uma atuação de alta qualidade e que, com tons teatrais, faz com que seu personagem soe convincente.
Já a maneira como ele interpretou Gomez Addams também se destaca entre os diversos intérpretes do personagem, e deixa marcas até hoje. Enquanto Luis Guzmán traz uma personalidade própria ao pai de Wandinha na série da Netflix, algumas de suas características continuam emulando as bases criadas por Julia no final de 1991.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!