Emirates vai proibir uso de power banks nos voos; confira o motivo

A partir do dia 1º de outubro, passageiros da Emirates não poderão mais usar power banks para carregar celulares, notebooks e outros dispositivos durante os voos, enquanto estiverem na cabine da aeronave. A proibição foi anunciada pela empresa na última sexta-feira (8).

Essa mudança surge em meio ao aumento do número de casos envolvendo explosões de baterias de lítio externas em aviões, como o que aconteceu na semana passada em um voo da companhia aérea KLM que saiu de São Paulo rumo à Holanda. Apesar do susto, o incidente terminou sem feridos.

Passageiros da Emirates não poderão carregar o celular com power bank durante a viagem. (Imagem: Getty Images)

Quais são as novas regras da Emirates para power banks em voos?

De acordo com a empresa sediada nos Emirados Árabes Unidos, os passageiros ainda poderão transportar um power bank a bordo, desde que a célula de energia siga certos requisitos. A principal exigência é que a bateria portátil tenha capacidade inferior a 100 watts/hora.

No entanto, mesmo esses dispositivos liberados para transporte não poderão ser utilizados para carregar qualquer equipamento na cabine;O uso da fonte de alimentação da aeronave para o carregamento do power bank também não será permitido;Todos os modelos liberados para transporte na cabine deverão ter as especificações técnicas visíveis;Os tanques de energia portáteis autorizados a seguir viagem não poderão ficar no compartimento de bagagem acima dos assentos;Será necessário deixar o power bank no bolso do assento ou guardá-lo em uma bolsa sob o assento à frente;Transportar power bank na bagagem despachada na Emirates não é permitido.

A companhia aérea destacou que o armazenamento em locais acessíveis no interior da cabine facilita a tomada de atitude em caso de incêndio causado pelo dispositivo. Se isso ocorrer, a tripulação poderá entrar em ação rapidamente para apagar as chamas, evitando que o fogo se alastre.

“Os novos regulamentos da Emirates reduzirão significativamente os riscos associados aos power banks, proibindo seu uso na aeronave”, comentou a empresa, em comunicado. Ela também disse que os casos de incêndio causados por baterias são um evento “raro” e que os funcionários estão treinados para agir em situações do tipo.

A proibição dos power banks nas viagens da Emirates vale a partir de 1º de outubro. (Imagem: Getty Images)

Decisão foi influenciada por incidentes recentes

Segundo a Emirates, a decisão de impedir o uso de power banks nas viagens aéreas foi motivada pelo “número crescente de incêndios relacionados a baterias de lítio a bordo de voos”. A companhia acredita que a mudança ajudará a mitigar riscos.

O uso de baterias portáteis de entrada que não oferecem proteção contra sobrecarga, aumentando as chances de superaquecimento, também foi citado na atualização das normas. No mês passado, a China tomou uma medida semelhante ao proibir o transporte de carregadores portáteis sem certificação nos voos domésticos.

E você, costuma transportar e usar baterias portáteis no avião? O que achou da mudança feita pela companhia aérea? Comente nas redes sociais do TecMundo.