
13 ago Microsoft pede que usuários ‘ignorem’ falha encontrada em recurso do Windows
Pela segunda vez em meses consecutivos, a Microsoft orientou usuários a “ignorarem” uma falha no Windows. O bug, que pode se manifestar como mensagens de erro no Visualizador de Eventos do sistema, está relacionado ao CertificateServicesClient (CertEnroll) e surgiu após a instalação do update KB5062660 do Windows 11 (ou mais recentes).
Segundo a empresa, a falha pode ser “ignorada com segurança”.
Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre o fim do suporte ao Windows 10
“O erro se manifesta apenas ao entrar no Visualizador de Eventos do sistema, com o Error ID 57. O evento mostra a mensagem ‘O Microsoft Pluton Cryptographic Provider provider não foi carregado porque a inicialização falhou’”, explica a Microsoft.
Um novo bug do Windows pode ser ignorado sem maiores consequências, informou a Microsoft. (Fonte: Microsoft/Unsplash)
A companhia afirma que está ciente do problema e já trabalha em uma correção, prevista para uma futura atualização. Apesar da mensagem aparecer toda vez que o dispositivo é inicializado, isso não indica falhas em componentes do Windows. O evento, na verdade, está ligado a um recurso que ainda está em desenvolvimento.
Segundo erro a ser “ignorado” em pouco tempo
Em julho deste ano, a Microsoft também solicitou que usuários ignorassem um bug encontrado no Visualizador de Eventos. Na ocasião, o problema estava no Windows Firewall com Segurança Avançada e, assim como o atual, também se referia a um recurso ainda em desenvolvimento.
“Após a instalação da atualização KB5060829 não relacionada à segurança do Windows de junho de 2025, os logs de eventos de segurança podem incluir um evento de erro relacionado ao Firewall do Windows com Segurança Avançada, mas pode ser ignorado com segurança”, informou a empresa.
Como a falha só se manifesta no Visualizador de Eventos, é improvável que usuários que não acompanham o componente percebam o problema. Ainda assim, chama atenção o crescimento da lista de bugs “tolerados” no Windows.
Confira: WinRAR corrige brecha de segurança grave explorada por criminosos
Quer acompanhar as próximas atualizações do Windows e saber quando esses bugs serão corrigidos? Continue no TecMundo e siga nossas redes sociais para receber as últimas notícias e análises sobre tecnologia.