Musk x Sam Altman: por que os empresários brigaram sobre suposto favorecimento ao ChatGPT?

Após Elon Musk ameaçar processar a Apple por supostamente favorecer a indicação do ChatGPT na App Store, o CEO da OpenAI, Sam Altman, retrucou os comentários. O que poderia ser somente uma simples resposta se tornou uma briga de personalidades da indústria, adicionando mais um capítulo à fervorosa relação entre ambos.

Depois que Elon fez seu primeiro comentário, Altman alfinetou rapidamente o chefão da Tesla. “Esta é uma afirmação notável, dado o que ouvi alegar que Elon manipula o X para beneficiar a si mesmo e às suas próprias empresas e prejudicar os seus concorrentes e pessoas de quem ele não gosta”, comentou Altman.

Saiba mais: Brasil é um dos 3 países que mais usa ChatGPT no mundo; confira mais números

Musk não perdeu tempo e respondeu o mandatário da OpenAI, alegando que a publicação dele havia recebido muito mais visualizações e engajamento. “Você teve 3 milhões de visualizações em sua postagem idiota, seu mentiroso, muito mais do que eu tive em muitas das minhas, apesar de ter 50 vezes mais seguidores que você!”, exclamou Elon Musk.

will you sign an affidavit that you have never directed changes to the X algorithm in a way that has hurt your competitors or helped your own companies?

i will apologize if so.

— Sam Altman (@sama) August 12, 2025

Para adicionar mais um toque de intrigas, Sam Altman questionou Elon se ele assinaria uma declaração juramentada de que nunca direcionou mudanças ao algoritmo do X para prejudicar concorrentes ou ajudar suas empresas. Caso isso fosse provado, Altman se desculparia.

Briga de foice

Essa não é a primeira vez que Musk e Altman se desentendem. Na verdade, Musk já processou tanto Sam quanto a OpenAI, sob a alegação que ambos quebraram um acordo ao priorizar lucro em vez do desenvolvimento da humanidade. Com a ameaça de processo à Apple, Musk começa a colecionar brigas com grandes empresas.

As reclamações de Musk vem após o ChatGPT continuar como app recomendado da App Store, e aplicativos como X e o Grok ficarem de fora;Sam Altman se referia a uma reportagem da Platformer que apontava que Musk alterou o X para mostrar seus tweets primeiro que todos;Sobre as alegações de engajamento de Elon, sua conta tem 224 milhões de seguidores e Altman quase 4 milhões;Musk já fez parte da OpenAI, mas renunciou ao conselho da empresa em 2018.

Como aponta a CNBC, Musk e seus advogados não responderam sobre o assunto. A OpenAI considera as falas de Altman como declarações da empresa, e um porta-voz da Apple explicou que a App Store foi desenvolvida “para ser justa e livre de preconceitos”.

Leia também: Iniciativa de Elon Musk, Neuralink expande testes de chip cerebral para o Reino Unido

Para mais informações sobre Musk, Altman e a conturbada relação com a OpenAI, fique de olho no site do TecMundo e não perca nada.