
13 ago Siri com IA vai ‘mudar a forma como você usa o iPhone’, diz analista
A grande revitalização da Siri deve ser lançada entre março e junho de 2026, segundo o analista Mark Gurman, em edição recente da newsletter Power On, da Bloomberg. A nova versão da assistente virtual teria integração profunda com o App Intents e funcionaria como “o verdadeiro controle remoto do seu iPhone sem precisar de mãos”.
“O plano agora é lançar o recurso junto com uma reformulação da Siri na primavera [do hemisfério norte] e divulgá-la em larga escala. Porém, há algumas preocupações dentro da companhia, me disseram: engenheiros estão com dificuldade em garantir que o sistema funcione com um número suficiente de aplicativos e seja preciso o bastante para lidar com cenários de alto risco. Há receio de que o software falhe em áreas onde a precisão é inegociável, como saúde e bancos”, afirmou Gurman.
Leia mais: Apple tem data limite para dar mais liberdade para devs de navegadores alternativosA nova Siri seria capaz de cumprir tarefas por você, mas a Apple teme que ela não seja tão precisa quanto deveria. (Fonte: Apple/Divulgação)
Expectativas e desafios
A nova Siri desperta grande expectativa, especialmente após as várias promessas não cumpridas do iOS 18. Conforme apurou Gurman, a Apple planeja levar a assistente para o iOS 26, mas a empresa ainda não comenta publicamente o assunto.
O App Intents é um framework para desenvolvedores que atua como uma camada intermediária entre o aplicativo e a Siri — uma interface projetada para o assistente. Com ele, a Siri pode realizar ações em nome do usuário, como navegar por páginas, fazer login em serviços, realizar compras online, editar fotos com características específicas e muito mais.
A combinação da Siri com o App Intents permitiria uma infinidade de interações, muitas delas apenas por comando de voz.
Testes e possíveis limitações
Atualmente, a Apple trabalha com diversas empresas para testar a integração antes do lançamento, garantindo que funcione como o esperado. No entanto, a companhia também avalia “limitar o que a Siri pode fazer” ou até impedir que a assistente execute certas tarefas, especialmente as mais sensíveis.
A primavera do hemisfério norte acontece entre março e junho de 2026. Até o momento, todas as informações são apenas rumores e podem mudar a qualquer momento.
Confira: Beta público do iOS 26 é lançado com visual ‘Liquid Glass’; confira dispositivos compatíveis
Quer acompanhar todas as novidades sobre a Apple e seus próximos lançamentos? Continue no TecMundo e siga nossas redes sociais para receber notícias, análises e bastidores do mundo da tecnologia em primeira mão.