
20 ago Grok vaza mais de 370 mil conversas com nomes e senhas de usuários
Mais de 370 mil conversas entre o Grok e usuários da IA generativa do X se tornaram públicas após serem indexadas pelo Google e outros mecanismos de pesquisa, conforme revelou a Forbes nesta quarta-feira (20). Em muitos casos, os chats foram vazados sem a permissão dos envolvidos.
O material inclui bate-papos em que as pessoas solicitam ao chatbot desde tarefas mais simples, como redigir textos para postagem na rede social, a ações ilícitas, como ajuda para invadir uma carteira de criptomoedas. Dúvidas sobre medicina e psicologia, imagens compartilhadas com a IA, nomes, dados pessoais e até senhas fazem parte do conteúdo.
Usuários de IAs têm tido problemas com vazamentos de suas conversas, recentemente. (Imagem: Getty Images)
Como as conversas com o Grok foram expostas?
De acordo com a reportagem, as conversas vazadas são aquelas em que os usuários clicaram no botão “Compartilhar” da IA do X. O recurso permite enviar o bate-papo por email, apps de mensagem e outros meios, utilizando um link com um URL exclusivo para a interação.
Porém, a ferramenta também disponibilizou esses links de conversas para o Google, Bing e DuckDuckGo, entre outros buscadores, tornando-os pesquisáveis por qualquer internauta;A indexação acontecia a partir do momento em que os mecanismos de busca encontravam as URLs dos chats no site do Grok;Não há qualquer aviso direto ao usuário sobre a disponibilidade do link na página quando a função de compartilhamento é acionada, conforme o relatório.Fazendo buscas com palavras específicas, foram encontrados mais de 370 mil chats privados com o Grok no Google.
Uma dessas conversas era do jornalista Andrew Clifford, que utilizou a IA para resumir capas de jornais e criar tweets para o seu site. Segundo o profissional, o bot não o informou sobre a possibilidade de seus prompts serem indexados e se tornarem públicos, e por isso ele decidiu trocá-la pelo Gemini do Google.
A matéria também detalha que os conteúdos vazados incluem várias violações às regras da xAI, startup de Elon Musk responsável pelo desenvolvimento do Grok. Há casos em que o bot aparece fornecendo receitas para substâncias ilegais, ensinando a construir uma bomba e oferecendo um plano para o assassinato do bilionário.
As conversas vazadas incluem os mais variados tipos de assuntos, incluindo detalhes pessoais. (Imagem: Getty Images)
O que diz o X?
Questionada sobre os vazamentos das conversas privadas com o Grok e a falta de sinalização da possibilidade de indexação dos links, a rede social não se pronunciou, até o momento. Vale lembrar que a empresa não é a única a enfrentar esse tipo de problema.
No início de agosto, usuários do ChatGPT foram surpreendidos com o vazamento de bate-papos de uma maneira bastante semelhante. A OpenAI disse que a indexação dos chats era parte de um experimento que acabou encerrado após a enxurrada de reclamações, corrigindo o problema.
Você já usou a função de compartilhar conversas do Grok? Sabia da possibilidade de indexação delas? Comente nas redes sociais do TecMundo.