
22 ago AMD vai descontinuar placas-mãe com chipset B650
A AMD revelou que irá descontinuar placas-mãe intermediárias com o chipset B650 para seus processadores. O anúncio ocorreu sem alarde, por meio de um comunicado ao site Tom’s Hardware, e tem como principal motivação as facilidades na transição para uma tecnologia mais recente, como o chipset B850.
O objetivo da companhia é melhorar o processo de transição de placas-mãe para modelos mais recentes. Mesmo assim, as B650 não são nem tão velhas, lançadas em 2022 com certa escassez, principalmente no mercado brasileiro, mas se tornaram mainboards muito cobiçadas para fazer par com os Ryzen 7000 ou Ryzen 9000.
Confira: Review B650M AORUS Elite AX é uma placa-mãe intermediária caprichada
“A AMD está trabalhando com parceiros para fazer a transição do chipset B650 para o B850, oferecendo conectividade aprimorada e suporte expandido ao PCIe Gen 5. Com armazenamento mais rápido, expansão mais flexível e recursos avançados de rede, o chipset B850 oferece uma plataforma AM5 pronta para o futuro para jogadores, criadores e profissionais.”, explica a nota da AMD enviada ao veículo.
APROVEITE: Compre sua próxima placa-mãe AMD ou Intel com até 43% de desconto no kabum!!!!
Chipsets B650 e B850 são muito diferentes?
Mesmo alguns modelos com o chipset B650 podem ser bem avançados e fortes (Imagem: Felipe Vidal/TecMundo)
Como aponta o comunicado da própria empresa, o motivo para essa transição tem relação com a presença de novas tecnologias embutidas. Atualmente, esse é o terceiro chipset mais parrudo em placas-mãe AMD, e fica atrás somente de versões entusiastas, como os X870E e X870.
A tecnologia das placas B850 coloca como obrigatório o PCIe 5.0 x4 para armazenamento;Os dois chipsets possuem compatibilidade com overclock de processador e memória nativamente;Uma diferença é o modelo B650E tem pistas PCIe 5.0 obrigatórios para GPU, enquanto o B650 normal e o B850 vão até o PCIe 4.0;Modelos da AMD com terminação “E” tem tecnologia PCIe Gen 5 obrigatória, enquanto nos demais é opcional.
Mesmo com o fim de linha das placas-mãe B650, ainda veremos esses produtos no mercado por mais alguns meses enquanto durarem os estoques. Isso também deve indicar um possível aumento de preços, então seria interessante correr logo caso você queira uma mainboard mais acessível.
Descubra: AsRock Radeon RX 9070 Steel Legend é uma boa GPU, mas no preço certo – Review
Para mais informações sobre tecnologias e o mundo do hardware, continue ligado no site do TecMundo e não perca nenhuma notícia.