Criadores de A Mulher da Casa Abandonada cogitam transformar história em filme no estilo Oscar

O fenômeno A Mulher da Casa Abandonada, que conquistou o público como podcast e agora ganha adaptação em série documental no Prime Video, pode ganhar uma nova vida nas telonas. Em entrevista exclusiva ao Minha Série, a diretora Kátia Lund revelou que a ideia de um longa-metragem no estilo Oscar sobre a história não está descartada.

De acordo com a diretora, que também trabalhou em Cidade de Deus, tudo depende da repercussão da série. “Se bombar muito, quem sabe a gente não faz algum longa e manda para o Oscar depois. Vamos ver. Se Deus quiser, né?”, disse a cineasta.

Saiba mais: O que aconteceu com o filho de Margarida e Renê Bonetti, de A Mulher da Casa Abandonada?

O criador do podcast, Chico Felitti, brincou sobre o processo de decisão. “A Katia faz o que ela quiser. Ela manda em mim, inclusive. Ela não pede, ela manda”, afirmou, reforçando a confiança mútua que marcou a produção da série. 

“Se bombar muito, quem sabe a gente não faz algum longa e manda para o Oscar depois.”

Atualmente, a produção está entre as mais assistidas do Prime Video, o que pode garantir continuidade para a trama como um filme. Considerando aspectos como os personagens marcantes e a narrativa cheia de reviravoltas e emoção, a produção com certeza renderia um roteiro de tirar o fôlego, não é mesmo?

Filme de A Mulher da Casa Abandonada pode acontecer?

As falas da dupla para o Minha Série também reforçam informações cedidas em entrevista ao Omelete. Katia revelou que já estava com a ideia de fazer um filme, mas o projeto acabou não indo para frente no momento — agora, com a repercussão, quem sabe as coisas mudem.

Kátia Lund mantém a esperança de transformar a série em filme, destacando que a obra precisa de liberdade criativa para atingir seu potencial completo. “Eu já sei exatamente o que eu faria. Agora, eu teria que ter liberdade para fazer o que eu imagino que seria legal”. 

Felitti reforçou que apoia qualquer iniciativa que valorize o talento da diretora, deixando claro que seu papel é fornecer pesquisa e material de apoio, sem interferir na execução criativa. Apesar da vontade de ambos, no entanto, a Amazon ainda não deu luz verde oficialmente para o projeto.

Série da Amazon dá espaço para a vítima

A parceria entre Felitti e Lund expandiu a história contada no podcast de 2022, trazendo uma nova perspectiva para a versão em série documental. Além de contar a história da mulher que vive na casa abandonada, a produção de três episódios trouxe mais luz para a história de Hilda Rosa dos Santos, mulher sequestrada e mantida em condições análogas à escravidão, com um cuidado especial para contextualizar o drama e evitar sensacionalismo.

Enquanto Hilda chegou a participar do podcast, ela não havia aparecido diretamente na produção, fazendo sua estreia na série documental. Segundo Katia Lund, a idosa se mostrou mais confortável em fazer parte da série da Prime Video, abrindo portas para que mais pessoas envolvidas no caso participassem da série.

Como está Hilda dos Santos de A Mulher da Casa Abandonada, hoje em dia?

“Foi uma grande anfitriã e, de certa forma, sustentou toda a série”, explicou a diretora, em entrevista ao Minha Série. “Quando ela finalmente entrou, todas as portas se abriram”.

“O agente do FBI, por exemplo, só quis participar porque a Hilda estava envolvida. Os vizinhos também só aceitaram porque sabiam que ela estava junto. A freira que a operou, a mesma coisa. Quem abriu o caminho para esse documentário foi a Hilda.

Onde assistir?

A Mulher da Casa Abandonada estreou no Prime Video com três episódios que aprofundam a investigação iniciada pelo podcast de Chico Felitti. A produção mostra detalhes inéditos, incluindo a participação de Hilda, que compartilha sua versão dos fatos, e narrações que contextualizam o crime nos Estados Unidos e a fuga da protagonista para o Brasil.

Para acompanhar a série, os interessados podem assinar o Prime Video. O serviço oferece planos a partir de R$ 19,90 mensais ou R$ 166,80 anuais, com 30 dias gratuitos para novos usuários. A assinatura também inclui benefícios adicionais, como frete grátis em milhares de produtos da Amazon, Prime Music, Prime Reading, Prime Gaming e Audible.

E aí, você assistiu A Mulher da Casa Abandonada e gostaria de ver um filme da obra? Comente nas redes sociais do Minha Série!