
25 ago Caso Felca: suspeito de ameaçar influencer vendia conteúdo criminoso na internet
A Polícia Civil de São Paulo prendeu, nesta segunda-feira (25), em Olinda (PE), Cayo Lucas Rodrigues dos Santos, de 21 anos, suspeito de ameaçar de morte o youtuber Felca. As intimidações surgiram após a publicação do vídeo “Adultização”, no qual o criador de conteúdo expôs denúncias de exploração infantil nas redes sociais.
De acordo com as investigações, o suspeito lucrava com a venda de vídeos e fotos de vítimas de estupro virtual. Após a repercussão do material, ele teria enviado mensagens diretas de ameaça ao influenciador. A prisão foi determinada em caráter de urgência pelo Tribunal de Justiça de São Paulo em 17 de agosto.
Leia mais: O que é Algoritmo P, citado por Felca como risco para crianças e adolescentes nas redes
“A Polícia Civil de São Paulo acaba de prender em Pernambuco um indivíduo que ameaçou o youtuber Felca após as suas denúncias. Um belo trabalho de investigação que levou até a esse criminoso que, além das ameaças, vendia material infantil nas redes”, afirmou o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite.
As informações da investigação revelam que, após receber os e-mails, Felca solicitou ao Google Brasil a quebra de sigilo dos dados do remetente. A empresa, por ordem judicial, forneceu informações de identificação do usuário, como IPs e dados cadastrais, o que ajudou na localização de Cayo.
No momento da prisão, ele estava acompanhado de outro homem, que também deve ser apresentado à autoridade policial por suspeita de envolvimento no crime de invasão de dispositivo informático, previsto no artigo 154-A do Código Penal.
O que diziam os e-mails de Cayo?
Nos e-mails enviados a Felca, o suspeito escreveu mensagens como: “você acha que vai ficar impune por denunciar o Hytalo Santos? Você está enganado, você vai ferrar muito sua vida. Prepara para morrer”. Foram duas mensagens de mesmo teor, ambas enviadas em agosto.
O suspeito foi preso em Olinda, Pernambuco. (Fonte: Polícia Civil de São Paulo/Reprodução)
O youtuber relatou, em participação no podcast PodDelas, que após a repercussão do vídeo passou a circular em carro blindado e com seguranças em São Paulo, em busca de proteção contra as ameaças.
Quem é o suspeito preso por ameaçar Felca?
De acordo com dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), Cayo Lucas possui ensino fundamental completo e registra ocupações como “estudante, mensageiro e office-boy”. As investigações indicam que ele usava o Telegram para anunciar serviços ilegais.
Em uma das postagens no aplicativo, o suspeito prometia realizar fraudes como obtenção de documentos de identidade, bloqueio de contas bancárias e acesso a fotos 3×4 de qualquer pessoa no Brasil.
Confira: Após vídeo denúncia de influenciador, perfis que expunham menores são desativados
Continue acompanhando o TecMundo para atualizações sobre o caso Felca, investigações contra crimes virtuais e os desdobramentos da atuação da Polícia Civil no combate a ameaças online.