
26 ago Elon Musk processa Apple e OpenAI por colaborar para monopolizar o mercado de IA
Elon Musk entrou com uma ação judicial antitruste contra a Apple e a OpenAI nesta segunda-feira (25), alegando que as duas companhias estariam colaborando para monopolizar o mercado de inteligência artificial. A queixa, com 61 páginas, foi apresentada em um tribunal do Texas, nos Estados Unidos, duas semanas após o bilionário acusar a Apple de favorecer o aplicativo ChatGPT, da OpenAI, na App Store.
No processo, Musk acusa a Apple de manipular o sistema de distribuição da loja para dar vantagem ao ChatGPT em detrimento de concorrentes, como o Grok, da xAI — empresa fundada pelo próprio executivo. Ele busca compensações financeiras e medidas que impeçam as supostas práticas.
Leia também: Retorno de Fortnite ao iOS no Brasil é adiado
“Essa é a história de duas monopolistas unindo forças para garantir dominância contínua em um mundo rapidamente tomado por uma das tecnologias mais poderosas que a humanidade criou: a inteligência artificial”, afirma o documento judicial.
No iOS 18, o ChatGPT é a IA padrão para consultas da Siri. (Fonte: Apple/Reprodução)
Acusações contra a Apple e a OpenAI
No processo, Musk retrata a Apple como uma empresa que enxerga a inteligência artificial como ameaça existencial ao futuro do iPhone, e sugere que a parceria com a OpenAI teria como objetivo proteger sua marca. Já a desenvolvedora do ChatGPT é acusada de colocar lucro acima da segurança pública, repetindo argumentos que Musk já havia levantado em outra ação judicial contra a empresa em 2024.
Entretanto, o histórico da xAI também gera controvérsias. O Grok, chatbot da empresa de Musk, já demonstrou comportamentos considerados nocivos, incluindo a reprodução de discursos de teor fascista e até funcionalidades para criação de pornografia.
OpenAI responde acusações
Em comunicado, a OpenAI classificou a ação como parte de uma conduta recorrente do empresário. “A ação judicial mais recente mostra o padrão consistente de assédio vindo de Elon Musk”, declarou a empresa.
ChatGPT integrado à Siri
Atualmente, o ChatGPT é o assistente auxiliar padrão para consultas avançadas na Siri. Caso a assistente da Apple não consiga responder a uma pergunta, ela solicita permissão do usuário para recorrer ao chatbot. No entanto, a exclusividade da ferramenta é temporária: a Apple prometeu que, no futuro, permitirá a escolha de outros modelos de IA.
Confira: iPhone Air e iPhone Fold servirão para revitalizar linha de celulares da Apple, diz analista
Gostou da notícia? Continue acompanhando o TecMundo para mais atualizações sobre o mercado de tecnologia, inteligência artificial e negócios. Siga nossas redes sociais e fique sempre informado!