Tesla rejeita acordo de R$ 324 milhões em processo que gerou multa de R$ 1,34 bilhão

A montadora Tesla, chefiada pelo empresário Elon Musk, recusou acordos em uma ação judicial que terminou em derrota para a companhia. A informação é da agência de notícias Reuters, a partir de documentos compartilhados no tribunal.

Segundo as informações oficiais, a Tesla recebeu a proposta de encerrar o caso sem a necessidade de julgamento a partir de um pagamento de US$ 60 milhões (ou R$ 324 milhões em conversão direta de moeda). Entretanto, a empresa não aceitou o acordo e acabou condenada a pagar um valor muito maior — US$ 243 milhões, ou aproximadamente R$ 1,34 bilhão.

Os autores da proposta de acordo revelaram o valor no tribunal ao solicitar que a Tesla pague os honorários dos advogados desde o dia 30 de maio deste ano, quando a oferta foi apresentada e rejeitada. A questão está prevista na lei da Flórida, estado norte-americano onde o caso foi julgado.

Relembre a condenação da Tesla nos tribunais

O caso julgado nos Estados Unidos envolve um acidente ocorrido em 2019. Naibel Benavides Leon, que foi atropelada e morreu no local, e Dillon Angulo, namorado da vítima e que teve ferimentos graves, foram atingidos por um Tesla Model S enqunto estavam parados ao lado do próprio veículo em um acostamento.

O automóvel tinha acesso ao Autopilot como software de assistência de direção autônoma, mas que ainda exigia atenção por parte do motorista e a possibilidade de assumir o volante quando necessário. O condutor, porém, estava distraído no momento da batida.

No veredito, o homem foi condenado a pagar a maior parte da indenização, enquanto a Tesla ficou encarregada de arcar com 33% dos gastos. Até o momento, a Tesla não se manifestou sobre a notícia por meios oficiais ou via advogados.

O que diz a Tesla

Após perder o caso, a montadora seguiu negando responsabilidades e diz que o veredito com multa é uma forma de “fazer a segurança automotiva recuar” e prejudicar “a Tesla e todos os esforços da indústria em desenvolver e implementar tecnologias” de segurança.

Este é o primeiro processo federal envolvendo o Autopilot a chegar na fase de julgamento — em todos os outros processos, a montadora fez acordos ou conseguiu convencer as autoridades de que não tinha culpa no ocorrido. Em várias ocasiões, Musk prometeu um Autopilot mais seguro e acessível para todos os carros da empresa, algo que já não pode ser cumprido, além de alegar que ele também “salva vidas” e não é reconhecido por isso.

A chinesa BYD já passou a Tesla em vendas e receita gerada por carros elétricos e híbridos. Confira mais detalhes sobre essa situação de mercado nesta matéria do TecMundo.