
27 ago Dos dados ao negócio: como a cultura data-driven impulsiona lucros e eficiência nas empresas
*Por Rafael de Albuquerque.
Se tem uma coisa que aprendi ao longo da trajetória da Zoox, e nas conversas com líderes que estão na linha de frente de empresas no Brasil e no mundo, é que não existe crescimento sustentável sem uma cultura orientada por dados. Falar de ROI, eficiência e margem operacional hoje é, na prática, falar sobre maturidade analítica. E isso vai muito além de dashboards bonitos.
Por aqui, vivemos isso todos os dias. Ajudamos as empresas a tomarem decisões mais inteligentes com base em dados acionáveis, prontos para gerar valor e não apenas relatórios que ninguém vai ler depois. Em um dos nossos projetos recentes com uma grande rede varejista, a análise preditiva dos fluxos de clientes em loja permitiu reestruturar o mix de produtos e otimizar a jornada de compra. O resultado? Aumento de dois dígitos na conversão por metro quadrado e redução de estoque parado.
Em outro caso, no setor financeiro, ajudamos uma empresa a identificar, com apoio de IA e modelos próprios da Zoox, clientes com alto risco de inadimplência antes mesmo da primeira transação. Isso não só reduziu drasticamente o índice de perdas, como também liberou a equipe de crédito para focar em análises mais estratégicas.
Aqui dentro da Zoox, também usamos nossa própria inteligência para tomar decisões melhores. Recentemente, aplicamos uma análise de correlação entre comportamento digital e fechamento de vendas B2B, o que nos levou a reestruturar completamente nosso funil comercial. Hoje, conseguimos prever com mais de 80% de acurácia quais leads têm maior probabilidade de conversão e isso mudou a forma como alocamos nossos times e recursos.
Cultura data-driven não é um projeto de TI, é um compromisso que a empresa faz a longo prazo. É criar uma empresa que aprende constantemente com os próprios dados, que erra rápido, ajusta e escala. Quando isso acontece, os resultados vêm.
***
*Rafael de Albuquerque é fundador e CEO da Zoox, a mais completa solução de dados e A.I da América Latina, presente em 27 países e com mais de 1.700 clientes. Com passagem pela Babson College Entrepreneur School e pela ATDC Georgia Tech, é membro do ScaleUp Endeavor, programa de aceleração das empresas que mais crescem no Brasil.