
28 ago Novo exame gratuito para detectar vírus do HPV já está disponível no SUS
Um novo exame para detectar o papilomavírus humano (HPV), principal causador do câncer de colo de útero, começou a ser oferecido gratuitamente nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) de vários estados, este mês. O método vai substituir gradativamente o papanicolau, em todo o Brasil, segundo o Ministério da Saúde.
Desenvolvido com tecnologia 100% nacional, o teste molecular de DNA-HPV possui a capacidade de detectar 14 genótipos do vírus responsável por cerca de 17 mil novos casos da doença no país, a cada ano, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). A expectativa é de que ele auxilie a reduzir essa quantidade de casos.
O HPV é responsável por pelo menos 90% dos casos de câncer. (Imagem: Getty Images)
Como funciona o exame DNA-HPV?
Recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como exame primário para detecção do HPV, o novo teste objetiva identificar a presença do material genético do vírus nas amostras de células coletadas da paciente. A detecção acontece antes que o agente infeccioso comece a causar lesões ou câncer em estágios iniciais.
Ele tem como foco os tipos de HPV com alto potencial para câncer, com a identificação precoce permitindo acompanhar a paciente de perto e intervir mais rápido, se necessário;O teste também conta com maior sensibilidade diagnóstica, o que diminui a necessidade de exames adicionais;Nos casos positivos, a paciente é encaminhada para realizar o exame papanicolau, que permite verificar a existência de lesões e iniciar o tratamento;Já se o teste apresentar resultado negativo, a mulher só precisará refazer o exame após cinco anos.
Essa tecnologia de rastreamento é semelhante à utilizada nos testes PCR para a identificação do vírus Sars-CoV-2 durante a pandemia. Ela foi desenvolvida pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), por meio de parceria entre o governo do estado e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Vale destacar que a coleta para o exame de DNA-HPV é parecida com a realizada no papanicolau, envolvendo a introdução de um espéculo ginecológico e o uso de espátula para retirar amostras de células da região do colo do útero. O procedimento é rápido e simples, como explicou o Ministério da Saúde.
A coleta para o novo teste de detecção do HPV é feita em clínicas ou laboratórios. (Imagem: Getty Images)
Onde está disponível?
O novo exame para detectar o vírus do HPV no SUS está disponível gratuitamente em cidades de 10 estados e no Distrito Federal, neste primeiro momento. Ele pode ser realizado em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Rondônia, Goiás, Pará, Paraná e Rio Grande do Sul.
De acordo com o governo, a oferta será ampliada para mais estados nos próximos meses, com a previsão de disponibilidade em todo o Brasil até o final de 2026. Ele é recomendado para mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, que podem ter acesso à tecnologia a partir de consultas ginecológicas nas unidades do SUS.
Curtiu o conteúdo? Leia mais notícias no TecMundo e compartilhe-as com os amigos nas redes sociais.