WhatsApp ganha assistente de escrita que revisa suas mensagens

O WhatsApp anunciou o Writing Help — recurso que usa inteligência artificial para revisar mensagens antes do envio. A função, primeiro disponível de forma limitada, usa IA para ajustar o texto para torná-lo mais coeso, ou ter um determinado tom.

A função opera sobre a camada de privacidade Private Processing, o que significa que a sugestão da IA acontece localmente, e só atua em textos que ainda não foram enviados na conversa.

Leia mais: WhatsApp pode ganhar correio de voz para chamadas perdidasO WhatsApp ganhou um assistente de escrita com IA que revisa suas mensagens — se você quiser. (Fonte: WhatsApp/Reprodução)

Com o Writing Help, a IA da Meta sugere alterações para tornar a mensagem mais coesa, profissional ou mais descontraída, dependendo do ajuste de tom escolhido pelo usuário. O recurso pode ser acionado em conversas individuais ou de grupo e fica disponível entre as abas do teclado de emojis e stickers, por um ícone representado por um lápis. 

Nesta primeira etapa, o Writing Help está liberado apenas para usuários que falam inglês e estão nos Estados Unidos.

Mensagens temporárias com duração mais curta

Em paralelo, o WhatsApp testa uma mudança nas mensagens temporárias: duas novas durações — 1 hora e 12 horas — que fazem as mensagens desaparecerem automaticamente após o prazo selecionado. A contagem começa no momento do envio, o que pode fazer com que o destinatário não leia a mensagem caso não acesse o app dentro do período escolhido. A opção de 12 horas surge como um meio-termo entre 1 hora e as 24 horas tradicionais.

O WhatsApp Beta esconde opções para mensagens temporárias durarem 1 hora ou 12 horas. (Fonte: WABetaInfo/Reprodução)

O recurso de temporárias foi identificado na versão 2.25.24.18 do WhatsApp Beta para Android e ainda não tem previsão oficial de lançamento.

Confira: Como a Polícia Federal recuperou mensagens criptografadas do WhatsApp de Bolsonaro?

Quer acompanhar novidades sobre aplicativos e privacidade digital? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine nossa newsletter para receber as principais atualizações direto no seu e-mail.