
02 set Maior ataque DDoS da história é bloqueado pela Cloudflare
A empresa de infraestrutura de internet Cloudflare teve sucesso ao bloquear um ataque DDoS com pico de 11,5 Tbps (terabits por segundo). Dessa maneira, este foi o maior ataque do tipo já registrado na história.
O ano de 2025 já havia registrado o maior ataque em maio, quando a mesma companhia bloqueou uma movimentação de 7,3 Tbps durante 45 segundos. Na época, o DDoS foi realizado via tráfego de botnets Mirai.
Um ataque DDoS (Ataque Distribuído de Negação de Serviço) busca sobrecarregar um serviço, rede ou plataforma com tráfego malicioso. Isso é feito ao disparar um número extremamente alto de pacotes de dados (como acessos simultâneos) em um curto período de tempo. Quando bem-sucedido, o ataque torna o serviço indisponível para usuários legítimos, já que o sistema-alvo fica sobrecarregado e incapaz de responder corretamente às solicitações.
De forma figurativa, um DDoS é como uma rodovia trancada com excesso de carros. Ninguém anda. A diferença é que o excesso de carros seria uma ação coordenada por um grupo criminoso para fragilizar o fluxo da rodovia.
Registro do ataque DDoS
Detalhes sobre o maior ataque DDoS da história
Segundo a Cloudflare, o ataque foi realizado via inundação de UDP (Protocolo de Datagrama do Usuário) provenientes do Google Cloud.
“Nas últimas semanas, bloqueamos centenas de ataques DDoS hiper volumétricos de forma autônoma, com os maiores atingindo picos de 5,1 Bpps e 11,5 Tbps. O ataque de 11,5 Tbps foi uma inundação de UDP que veio principalmente do Google Cloud”, confirma a empresa.
Vale notar que o número de ações DDoS vem crescendo ao longo dos anos. Ano passado, por exemplo, foram mitigados 21,3 milhões de ataques pela Cloudflare, um aumento de 358% quando comparado com 2023.
Para mais notícias de cibersegurança, acompanhe o TecMundo Security!