Apple Vision Air: headset mais leve e barato sairá em 2027, diz analista

A Apple não desistiu do mercado de headsets de realidade mista e quer lançar um novo aparelho para esse segmento em dois anos. A informação é do analista Ming-Chi Kuo, que cita até o possível nome do dispositivo: o Apple Vision Air.

O modelo em questão é a já bastante especulada versão mais leve e acessível em preço do Apple Vision Pro. O nome seria parte da linha de dispositivos mais compactos e portáteis da companhia, com a terminação já usada em notebooks e tablets — e expandindo para um novo iPhone a ser revelado nos próximos dias.

Até então, havia um clima de incerteza sobre a continuidade dos planos da Apple sobre o mercado de headsets imersivos. Com vendas limitadas e um alto preço, o Apple Vision Pro teve um desempenho considerado insatisfatório comercialmente, mas a expectativa é de que o novo aparelho tenha uma performance bem superior.

Pouco mais de um ano depois de chegar às lojas, o Vision Pro teve a produção suspensa e até perdeu espaço dentro das áreas demonstrativas nas lojas da empresa.

Kuo chega também a citar a existência de um sucessor ou segunda geração do Apple Vision Pro. Ele teria como diferencial o uso do processador M5 da própria empresa e pode ser lançado ainda em 2025. Porém, ainda não sabe até o momento se a Maçã vai mesmo optar por lançar tão cedo um modelo mais potente tão cedo ou vai esperar para avaliar a recepção da versão portátil.

O que esperar do Apple Vision Air

De acordo com Kuo, o próximo headset de realidade mista da Apple será cerca de 40% mais leve que o modelo atual — o que significaria aproximadamente cerca de 390 gramas, sem contar a bateria externa;A expectativa é de que o aparelho tenha um preço até 50% menor que o Vision Pro, que foi lançado e ainda é vendido oficialmente a partir de US$ 3,5 mil (ou R$ 19 mil em conversão direta de moeda);Uma das metas da marca é que o Vision Air venda um milhão de unidades em 2027, enquanto o Vision Pro não chegou ao marco de 400 mil dispositivos enviados para comercialização;A empresa chinesa General Interface Solution (GIS) foi escolhida como a fornecedora exclusiva das telas internas do headset, ampliando a parceria da geração inicial.

O analista citou ainda que o Apple Vision Air será parte integrante de um plano emergencial da marca. Segundo o relatório, a companhia está preocupada pelo fato de ter ficado para trás no setor de inteligência artificial (IA) se comparado com Google, Microsoft e outras concorrentes diretas, além de se descolar da imagem de inovadora em termos de hardware. 

Até por isso, ela deve acelerar o desenvolvimento de produtos como os novos headsets, o primeiro iPhone dobrável (previsto para sair em 2026) e um dispositivo com tela para uso doméstico que vai rivalizar com o Amazon Echo Show.

Você está pronto para o lançamento da geração iPhone 17, marcada para o dia 9 de setembro de 2025? Saiba tudo sobre a conferência e veja onde assistir ao vivo por aqui!