Diferenças entre filme e livro de O Clube do Crime das Quintas Feiras! Veja o que muda

Um dos títulos da Netflix mais populares do momento é O Clube do Crime das Quintas-Feiras, que acompanha um grupo de amigos aposentados viciados em resolver crimes. O longa é baseado em um livro de mesmo nome do autor Richard Osman, adaptado para o audiovisual pelo diretor Chris Columbus e pela produtora de Steven Spielberg, Amblin Entertainment.

O Clube do Crime das Quintas-Feiras conta a história de Elizabeth (Helen Mirren), Ibrahim (Ben Kingsley), Joyce (Celia Imrie) e Ron (Pierce Brosnan), um grupo de idosos que se reúne para investigar crimes já arquivados pelo FBI. Por se tratar de uma adaptação, algumas mudanças acabam sendo feitas na trama, e é exatamente isso que vamos destrinchar aqui.

Se você já assistiu ou leu o livro que inspirou a criação do filme O Clube do Crime das Quintas-Feiras, chegou a hora de descobrir quais são as mudanças escolhidas para a adaptação.

O filme O Clube do Crime das Quintas-Feiras é uma adaptação de livro

O Clube do Crime das Quintas-Feiras: diferenças entre o filme e o livro

A Morte de Tony Curran

No filme O Clube do Crime das Quintas-Feiras, Joyce descobre o assassinato de Tony Curran (Geoff Bell) ao ouvir uma notícia na rádio, mas no livro isso acontece por meio de uma ligação de Elizabeth.

O que aconteceu com Jason?

No livro de Richard Osman, o personagem Jason Ritchie (Tom Ellis), filho de Ron (Pierce Brosnan), claramente aparece na foto que foi dexada na cena do assassinato de Tony. No filme, no entanto, ele é cortado na imagem, e vemos apenas sua tatuagem no braço refletindo em um espelho ao lado de Bobby Tanner (Richard E. Grant) e Tony.

O livro se aprofunda ainda mais. Nele, Jason não é preso porque tanto a policial Donna de Freitas (Naomi Ackie) quanto o detevive Chris Hudson (Daniel Mays) não têm provas suficientes contra ele. Então, ele busca a ajuda do clube para encontrar outros homens que aparecem na foto. O personagem chega ainda a sair com Karen Playfair por suspeitas que ela tenha mandado matar Tony para ajudar seu pai a vender terras em Cooper Chase.

Karen e seu pai, Gordon, não estão no filme. O que acontece é Jason sendo preso e admitindo ter vivido um caso com a esposa de Ian Ventham (David Tennant), e então ele mostra uma foto com registro de um horário que se torna um álibi.

Na delegacia

No filme e no livro, Joyce e Elizabeth vão à delegacia para falar com a policial De Freitas alegando que a bolsa de Elizabeth foi roubada. Lá, Joyce inventa que a amiga é freira para evitar ser atendida por um homem.

O que acontece de diferente no filme é que Elizabeth se prepara para a visita colocando uma roupa característica: saia longa, jaquela e lenço na cabeça. Inclusive, Stephen brinca que ela parece a Rainha Elizabeth, e curiosamente Helen Mirren já interpretou a monarca anteriormente.

O longa é uma produção original da Netflix

Johnny Turco

O livro de O Clube do Crime das Quintas-Feiras mostra ainda Johnny Turco, o fotógrafo responsável pela foto de Jason, Bobby e Tony, sendo um possível suspeito, por ser parceiro de negócio dos três. Inclusive, ele chega a ser considerado um fugitivo após a morte de Tony. No filme, porém, esse personagem foi deixado de lado.

A história de Padre Mackie

No livro de O Clube do Crime das Quintas-Feiras, Padre Mackie (Joseph Marcell no filme) é um personagem explorado como um possível suspeito. Porém, mesmo com seu passado trágico, ele não é o assassino procurado. O personagem, no longa, ainda tem uma participação pequena.

Quem é Bobby Tanner?

No filme da Netflix e no livro, o personagem Bonny Tanner é o parceiro de negócios de Curran e Ritchie. No livro, ele é mais na dele, enquanto no longa é um tanto quanto ameaçador. Vemos, inclusive, ele mandar um homem assustar Elizabeth no cemitério, além de instruir outro a invadir a casa dela e deixar flores com um recado de ameaça.

Descobrimos ainda que ele e Tony Curran comandam um esquema de tráfico humano que confisca passaportes de trabalhadores do Leste Europeu. Ainda no filme, Elizabeth o confronta e consegue chantageá-lo para que ele venda a propriedade a um investidor, limpando então seu nome do caso de assassinato. No livro, ela faz isso acompanhada de Joyce.

O envolvimento de Bogdan Janowsky

Bogdan Janowsky, personagem de Henry Lloyd-Hughes, encontra um segundo esqueleto no cemitério, e isso acontece tanto no livro quanto no filme. Tudo isso faz surgir um terceiro mistério na trama, além dos crimes principais, claro.

Algo importante a ser citado sobre o personagem é que ele era o faz-tudo de Tony Curran, confessando a Stephen (Jonathan Pryce), o marido de Elizabeth, que o matou. Enquanto no livro ele simplesmente esquece disso por causa da demência, no filme a confissão é registrada em um gravador como forma de preservar memórias.

Além disso, no livro, Bogdan mata Tony e Gianni para se vingar da morte de Kazimir, seu melhor amigo, um taxista que testemunhou uma operação de drogas. Mas, no filme, ele insiste em dizer que tudo não passou de um acidente causado por um confronto. Vale dizer também que Bogdan, no longa, comenta que a sua mãe está doente na Polônia. E, no livro, ele diz que ela já faleceu.

O Clube do Crime das Quintas-Feiras tem algumas diferenças entre o livro e o filme

Discurso no funeral

No funeral de Penny e Ian, Ibrahim faz um discurso que não está no livro, sendo escrito somente para o filme e momentos antes de ser gravado. Segundo o diretor Chris Columbus, ele pegou algumas ideias de Ben Kingsley para escrever essa parte do roteiro.

Colares temáticos

O filme ainda trouxe alguns eventos que não aconteceram. Elizabeth, Ibrahim e Ron usam colares de ouro com as iniciais do clube, e posteriormente Joyce também recebe um. Nada disso é contado no livro.

Perspectivas

No livro, vemos as perspectivas dos quatro membros do clube serem alternadas, mas a base da história é construída através do diário de Joyce, escrito em primeira pessoa. Já no filme, ela continua dando início à trama, mas não é ela quem narra os acontecimentos.

O filme O Clube do Crime das Quintas-Feiras já pode ser assistido na Netflix.

    Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!