
11 set Polícia desativa “carro do SMS” que envia mensagens falsas; como funciona o golpe?
A Polícia Civil de São Paulo desarticulou na última quarta-feira (10) um esquema que desde o ano passado tem se tornado cada vez mais comum no país. Trata-se de um golpe envolvendo falsas mensagens de texto que são disparadas por meio de um carro.
A operação do 42º Distrito Policial, do Parque São Lucas, utilizou a tecnologia da Muralha Paulista para identificar e monitorar por meio de câmeras um automóvel suspeito que circulava pela Zona Leste da cidade e vias como avenida Paulista. Um motorista de 35 anos foi preso em flagrante e o veículo foi apreendido na região de Itaquera, mas é provável que outras pessoas estejam envolvidas na organização.
O homem agora responderá pelos crimes de associação criminosa por invasão de dispositivos informáticos e estelionato eletrônico. Em 2024, uma prisão parecida foi realizada contra outro golpista também de São Paulo que aplicava fraudes em bairros nobres da cidade usando uma variação da mesma tecnologia.
Como funciona o carro do golpe
O “carro do golpe” ou “central móvel do golpe do SMS” é um esquema fraudulento de envio de mensagens falsas usando uma antena não oficial de telefonia celular. Ele se aproveita de vulnerabilidades nos protocolos de comunicação dessa forma de recados de texto e a versatilidade de usar um carro em uma grande cidade para atingir o maior número possível de pessoas.
Os golpistas agem a partir de um método já tradicional para fisgar vítimas: o envio de mensagens de texto no formato SMS que informam sobre uma falsa compra realizada em um cartão de crédito;O telefone da “central bancária” informado no SMS é, na verdade, um número controlado pelos golpistas e mantido para enganar as vítimas, coletando dados bancários fornecidos durante a ligação;Outra operação contra um ‘carro do golpe’ revelou o esquema de envio de mensagens. (Imagem: Reprodução/G1)O diferencial do esquema está no uso de um carro que circula por bairros de São Paulo: o automóvel é equipado com uma Estação Rádio Base (ERB) — uma estrutura de comunicação que conecta celulares com companhias telefônicas;Esse tipo de veículo tem antenas instaladas no interior do carro e um equipamento de transmissão no porta-malas, às vezes até acoplado no equipamento de som automotivo. Por meio de um aplicativo no smartphone, os golpistas fazem o gerenciamento das antenas;As antenas permitem que o automóvel dispare mensagens SMS para pessoas que estão na proximidade (em um raio que pode chegar a 2 km), de pedestres a outros condutores;No caso da fraude agora encerrada pela Polícia Civil de SP, os bandidos disparavam um fluxo de cerca de 40 mil mensagens fraudulentas por hora;
O golpe é considerado sofisticado por não envolver recursos como roubo prévio de uma base de dados, invasão contra dispositivos ou pedir autorização às possíveis vítimas por meio de phishing ou outras táticas de engenharia social.
Interessado em mais notícias sobre proteção digital e cibercrimes? Conheça a seção especial de Segurança no site do TecMundo!