
13 set Qual a origem do portal de Pacificador Temporada 2? Série finalmente explica mistério
A segunda temporada de Pacificador (Peacemaker) está explorando territórios ainda mais cósmicos e bizarros dentro do DCU. No quarto episódio, os fãs finalmente descobriram a origem da misteriosa Câmara de Desdobramento Quântico (Quantum Unfolding Chamber) — o portal interdimensional que estava guardado na casa de Auggie Smith, pai do anti-herói vivido por John Cena.
A revelação trouxe respostas surpreendentes sobre o passado de Chris Smith e sobre como essa tecnologia foi parar em mãos tão problemáticas. Afinal, até agora, apenas o supremacista branco e Lex Luthor conseguiram viajar entre dimensões no DCU.
De onde veio o portal do Pacificador?
Muitos acreditavam que o portal interdimensional era apenas mais uma das invenções excêntricas de Auggie Smith (Robert Patrick), um supremacista branco com habilidades de engenharia questionáveis. No entanto, o episódio mostra que tudo começou 35 anos atrás, quando Auggie levou seus filhos para uma caçada no meio da floresta.
Foi nesse momento que o trio encontrou uma criatura alienígena misteriosa carregando uma maleta incomum. Após Auggie atirar no ser, Chris — ainda criança — se deparou com o objeto que mais tarde seria revelado como a chave para a Câmara de Desdobramento Quântico (Quantum Unfolding Chamber).
Ou seja, o dispositivo nunca foi fruto da genialidade de Auggie, mas sim uma descoberta acidental, que ele se apropriou e manteve em segredo dentro de casa.
Veja também: Pacificador Temporada 2 traz retorno de personagem do antigo DCEU
Conexão com a ARGUS e novos conflitos
Além da revelação sobre a origem do portal, o episódio também aprofundou a relação de Chris com a ARGUS. Depois de uma confusão envolvendo Eagly e a invasão de agentes à casa do Pacificador, Chris é obrigado a admitir que tem usado o dispositivo para acessar dimensões paralelas.
A trama trouxe dilemas para personagens como Economos e Harcourt, divididos entre sua lealdade aos amigos e seu dever à agência. Chris também revela mais detalhes sobre a sua vida para Adebayo, dando a entender que seu pai não era tão genial assim.O personagem também move o portal para que ele não seja roubado pela ARGUS, abrindo portas para mais conflitos nos próximos episódios. O episódio chega ao fim com Harcourt e Rick Flag Sr fazendo uma armadilha para capturar o Pacificador, que está balançado em ir viver para sempre na realidade alternativa que descobriu.Além disso, Eagly, o mascote do protagonista, está em perigo, já que o caçador Red St. Wild faz um ritual para encontrar o pássaro.
Referências ao universo da DC
A Câmara de Desdobramento Quântico lembra conceitos já explorados nos quadrinhos, como os universos de bolsos criadas por vilões poderosos, a exemplo do Time Trapper nas HQs e até mesmo de Lex Luthor, no filme de Superman (2025). No entanto, o dispositivo visto em Pacificador tem uma abordagem própria: funciona como um portal portátil e relativamente estável, capaz de abrir acesso a dezenas de realidades alternativas.
Essa mistura de ficção científica e caos familiar é mais um exemplo da marca registrada de James Gunn no DCU. Com isso, Pacificador – Temporada 2 não só expande o lado cósmico do universo da DC, como também reforça a ideia de que Chris Smith está constantemente preso às consequências da influência tóxica de seu pai — até mesmo quando se trata de segredos que atravessam dimensões.
Pacificador Temporada 2 está ganhando novos episódios semanalmente no HBO Max, às quintas-feiras. E aí, o que está achando da temporada?