Apps do Microsoft 365 agora têm acesso ao Copilot Chat

A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (15) a inclusão de novos recursos de inteligência artificial (IA) nos aplicativos digitais da plataforma Microsoft 365. Assinantes de algum dos planos do serviço receberam o Copilot Chat como assistente na criação de conteúdos.

Acessado na forma de uma barra na lateral direita da tela, o Copilot Chat é um agente de IA construído pela própria Microsoft com base nos modelos de linguagem GPT-4o e GPT-5, que é o lançamento mais recente e avançado da dona do ChatGPT.

As barras laterais do Copilot Chat em cada um dos apps. (Imagem: Reprodução/Microsoft)

A novidade foi adicionada nos seguintes aplicativos online do Microsoft 365: Word, Excel, PowerPoint, Outlook e OneNote sem que você precise de uma licença adicional do Microsoft 365 Copilot — ou seja, ele é válido só para clientes com uma conta corporativa ou de estudante e “uma assinatura comercial qualificada do Microsoft 365”, mas não custa mais para ser liberado.

Além do uso na barra lateral, que pode ser fechada a qualquer momento, você também pode acessar o Copilot Chat diretamente por meio deste link caso a sua conta esteja habilitada.

As utilidades do Copilot Chat

Na prática, o Copilot Chat auxilia o usuário a escrever, revisar, calcular, montar apresentações e produzir vários outros materiais. Você ainda pode solicitar sugestões de conteúdos, eventuais dúvidas que precisam de resposta e pedir sugestões de ilustrações, por exemplo, além de outras possibilidades de uso para criatividade e produtividade.

O Copilot Chat em uso para apresentações de slides. (Imagem: Reprodução/Microsoft)Por causa da nova integração, ele agora consegue rapidamente compreender no que você está trabalhando e adapta respostas de acordo com os arquivos que você abriu no momento;Na conversa, o usuário ainda pode fazer referência a outros documentos sem precisar enviá-los ao chatbot: caso eles estejam no seu diretório do OneDrive, basta usar o atalho “/” e procurar o nome do arquivoAgora é possível enviar múltiplas imagens diretamente no chat com a IA, além de usar a caixa de texto de modo mais personalizado para enviar prompts mais longos, detalhados e complexos;Apesar de não ser obrigatória, a Microsoft 365 Copilot habilita ainda mais recursos e uma integração mais dinâmica entre documentos e aplicativos do ecossistema da empresa: a IA é capaz até de trabalhar com vários arquivos ao mesmo tempo e se integrar a serviços como o email;Os assinantes ainda têm direito ao acesso prioritário de geração de imagens e aos últimos modelos de linguagem, que atualmente é o GPT-5 e, no futuro, pode incluir também criações da própria Microsoft;

Sem qualquer assinatura, o usuário ainda pode usar o Copilot Chat para reconhecimento de conteúdo, pagamentos ou outros processos comerciais e o chat convencional baseado na web. Atualmente, a assinatura mais barata do Microsoft 365 é a Pessoal, que custa R$ 51 mensais no Brasil. Já o plano Família sai por R$ 60 ao mês e permite o uso por até seis pessoas que estão na mesma residência. O pagamento anual do serviço gera descontos no valor final.

Sabia que a Microsoft comemorou o aniversário de 50 anos em 2025? Relembre neste artigo alguns dos produtos mais marcantes dela até agora!