China proíbe empresas de comprarem chips de IA da Nvidia

A Administração de Ciberespaço da China (CAC) teria proibido as empresas locais de comprarem novos chips de IA da Nvidia. As informações foram reportadas pelo Financial Times, e indicam que o órgão regulador barrou empresas como ByteDance e o Alibaba de comprarem as placas RTX PRO 6000D.

O movimento ocorre após a própria China ter acusado a Nvidia de violar sua lei anti-monopólio com a aquisição da Mellanox Technologies. Como aponta a Reuters, este bloqueio é mais forte até mesmo de quando houve o impedimento nas compras dos chips H20A, na época topo de linha para o país.

Entenda: Pesquisa revela que 8 em cada 10 brasileiros se sentem estressados onlineAções da Nvidia abriram com menos 1% no pré-mercado (Imagem: GtetyImages)

Há algum tempo, diversas companhias chinesas já haviam demonstrado o interesse em testar e encomendar diversos aceleradores de IA da Nvidia. Os reguladores chineses agora entendem que o país tem tecnologias comparáveis ou ainda melhores do que as da Nvidia tem vendido no território chinês.

Após anos de bloqueios dos Estados Unidos em que as empresas não podiam vender chips para a China, o movimento foi invertido. Parece que a China entendeu finalmente que as soluções caseiras serão mais vantajosas, e deixa a Nvidia em uma posição delicada no mercado.

Nvidia sofre mais um baque?

O anúncio desse impedimento chega como mais um balde de água fria para a Nvidia. O CEO da empresa, Jensen Huang, não escondeu o descontentamento com a decisão ao afirmar “há muitos lugares que não podemos ir”. Huang também revelou que ficaria ao lado dos EUA na resolução de problemas com os chineses.

Apesar do bloqueio, a Reuters menciona que inúmeras empresas não estavam tão interessadas na compra dos chips antigos;Uma possível explicação para essa demanda mais fraca seria a espera pelo novo chip B30A da Nvidia;O chip conta com mais desempenho, mas ainda precisa ser aprovado para exportação pelas autoridades norte-americanas.

Vale notar que além de afetar diretamente as receitas da Nvidia, o próprio governo dos EUA também não deve ficar tão feliz com essa notícia. Em agosto, tanto a Nvidia quanto a AMD concordaram em ceder 15% de suas receitas de vendas à China para os Estados Unidos para manter os acordos de exportação.

Saiba mais: TikTok será vendido após acordo entre Estados Unidos e China

Agora, resta aguardar para saber se esse será um bloqueio temporário ou permanente. Para mais informações sobre tecnologia e as movimentações do mercado, fique de olho no site do TecMundo.