Ficção científica: conheça os tradutores universais que estão sendo desenvolvidos pelas big techs

Tradutores universais semelhantes aos vistos na ficção, como o Peixe Babel, da franquia do Guia do Mochileiro das Galáxias, estão mais perto de se tornarem realidade do que imaginamos, facilitando a comunicação entre falantes de diferentes idiomas. Algumas big techs trabalham nesse tipo de gadget há anos, aproveitando os avanços da IA.

Durante o evento de lançamento do iPhone 17, no último dia 9, a Apple mostrou a sua inovação mais recente na área, que depende do fone de ouvido AirPods Pro 3 para funcionar. Mas ela não está sozinha neste caminho, pois Google e Meta também desenvolvem tecnologias parecidas.

Os novos AirPods Pro 3 têm a tradução ao vivo como uma de suas principais funções. (Imagem: Apple/Divulgação)

Tradutores em tempo real da Apple e do Google

O recurso mostrado pela gigante de Cupertino é a Tradução ao Vivo, um dos atrativos da nova geração do fone Bluetooth premium da marca. Com a funcionalidade ativada, a conversa com outra pessoa pode ser traduzida automaticamente.

No vídeo exibido pela companhia, um turista que fala inglês aparece comprando flores em um local de língua espanhola não identificado, interagindo com o vendedor;O florista conversa em espanhol, porém o turista entende perfeitamente a fala dele que foi traduzida instantaneamente pelo fone de ouvido;Essa funcionalidade alimentada por IA possibilita traduzir conversas em tempo real em inglês, espanhol, francês, alemão e português, segundo a big tech, e fica ainda mais completa se as duas pessoas estiverem com os fones;Além do AirPods Pro 3, que custa R$ 2.699 no Brasil, a tradução ao vivo será disponibilizada para o AirPods Pro 2 e o AirPods 4, por meio de atualização, permitindo que mais pessoas acessem o recurso.

Já no caso do Google, o “tradutor universal” vem associado à recém-lançada série de celulares Pixel 10. Batizada de “Voice Translate”, a tecnologia é habilitada nas chamadas telefônicas com alguém que tenha um idioma diferente do seu, obtendo a tradução de maneira instantânea.

A gigante das buscas afirma que a ferramenta consegue até mesmo manter as características vocais do locutor. Na demonstração feita pela empresa, uma fala do apresentador Jimmy Fallon foi traduzida para o espanhol preservando as inflexões da voz do artista.

O smartphone Pixel 10 faz traduções simultâneas de ligações. (Imagem: Google/Divulgação)

Mais novidades a caminho

Na Meta, a tradução ao vivo deve aparecer nos novos óculos inteligentes em parceria com a Ray-Ban, reproduzindo as falas no idioma escolhido por meio dos alto-falantes do gadget. Além de ouvir, o proprietário também conseguirá visualizar a transcrição da conversa em seu smartphone.

E as novidades não param por aí, como destaca a CNBC. A OpenAI também anunciou uma solução semelhante, no modo de assistente de voz inteligente do ChatGPT, que tem a tradução simultânea entre os recursos.

Por sua vez, a Vasco Electronics lançou os fones para tradução E1, alimentados por IA, e trabalha em uma próxima versão capaz de imitar a voz do usuário ao traduzir conversas. Outra empresa que tem um tradutor universal semelhante ao da ficção é a Pocketalk, cujo dispositivo mostra as respostas em áudio e texto.

Já usou alguma dessas tecnologias? Conta pra gente como foi a sua experiência, comentando nas redes sociais do TecMundo.