Avião supersônico da NASA se aproxima de voo inaugural; conheça a tecnologia

Projetado para voar em velocidade supersônica, o avião X-59 da NASA está perto de realizar sua primeira viagem, como detalhou a agência espacial americana na última sexta-feira (12). A novidade promete revolucionar a aviação, realizando a rota entre Nova York (Estados Unidos) e Londres (Reino Unido) em apenas três horas.

No voo inaugural, o modelo ainda não mostrará todo o seu potencial, pois a viagem acontecerá a “apenas” 385 km/h para verificar a integração do sistema. Na sequência, ele vai voar cada vez mais rápido e alto até eventualmente ultrapassar a velocidade do som, gerando um baque silencioso em vez do estrondo mais forte e característico.

A aeronave realizou testes de táxi em baixa velocidade antes de decolar pela primeira vez. (Imagem: NASA/Divulgação)

Como funciona o avião X-59 da NASA?

Construída pela Lockheed Martin, a aeronave possui design aerodinâmico diferenciado para torná-la “silenciosa”. Trata-se de um corpo em formato de cone associado a asas finas e alongadas, possibilitando dispersar as ondas de choque em ondulações reduzidas.

O modelo utiliza o sistema digital fly-by-wire para se manter estável e fazer manobras seguras, substituindo cabos e polias por controles e atuadores de voo computadorizados;Dados como os movimentos do manche e do acelerador são convertidos em sinais eletrônicos e decodificados antes do envio para as asas e a cauda por meio de fibra óptica;Há, ainda, um sistema com vários computadores para substituir um ao outro em caso de falha, mantendo a operação, além de backups independentes para os sistemas elétrico e hidráulico;Já o motor usa a hidrazina, combustível líquido altamente reativo que pode reiniciar o conjunto mecânico se houver perda de potência, enquanto baterias de bordo e térmicas garantem a alimentação desse sistema.

O avião supersônico X-59 possui 30,4 m de comprimento e 9 m de envergadura, podendo alcançar até 1.600 km/h de velocidade máxima, contando também com medidas de proteção para a tripulação. O piloto receberá oxigênio por meio da máscara para compensar a pressão reduzida em voos a mais de 16.000 m de altitude.

Escolhido para o primeiro voo, o piloto Nils Larson terá à disposição uma vestimenta de contrapressão semelhante à usada em caças, bem como um assento ejetável e capota adaptados de uma aeronave de treinamento. A data da viagem ainda não foi divulgada.

O avião X-59 é abastecido com hidrazina, que pode reiniciar o motor em pleno voo. (Imagem: NASA/Divulgação)

Volta dos voos supersônicos

O modelo que está perto de realizar o primeiro voo em velocidade segura é peça central na missão Quesst da NASA, que pretende viabilizar o retorno dos voos supersônicos comerciais sobre terra nos EUA, proibidos há décadas. O problema está nos estrondos sônicos gerados por essas aeronaves, que causam incômodos e estilhaçam janelas.

“Comprovar a aeronavegabilidade do avião X é o primeiro passo para a coleta de dados que embasam a missão. Os dados de voo ajudarão a informar os órgãos reguladores dos EUA e internacionais na avaliação de novos padrões de ruído para voos comerciais supersônicos sobre a terra”, comentou a agência espacial, em comunicado.

Em caso de sucesso da missão, o conceito adotado no X-59 servirá de base para o desenvolvimento de uma versão comercial capaz de realizar viagens internacionais na metade do tempo, encurtando as distâncias entre as principais cidades do planeta.

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