Congresso dos EUA quer ouvir Discord, Twitch, Reddit e Steam sobre radicalização política

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos convocou membros de empresas de tecnologia para uma nova audiência. Executivos de várias plataformas digitais terão que comparecer em breve a uma audiência pra prestar explicações sobre como os serviços lidam com política atualmente.

A sessão foi proposta por James Comer, deputado Republicano que preside o Comitê de Supervisão e Reforma Governamental. O objetivo da conferência é “examinar a radicalização de usuários de fóruns online” e analisar temas como “incitação pública para que pessoas cometam atos motivados politicamente“.

O debate foi impulsionado pelo assassinato do ativista conservador Charlie Kirk, que aconteceu em 10 de setembro deste ano. Investigações até o momento apontam que o responsável pelo tiro disparado em uma universidade tinha presença online constante, conhecimento de termos, expressões e aspectos culturais de memes disseminados por certas plataformas e pode até ter comunicado sobre o crime no Discord.

“Pelo ocorrido nesta tragédia, e em meio a outros atos de violência motivada politicamente, o Congresso tem o dever de supervisionar as plataformas que radicais online têm usado para avançar na violência política”, diz o deputado. Em plataformas como o X, que não teve representantes convocados, vídeos sem qualquer tipo de censura ou aviso de conteúdo sensível mostrando o registro da morte de Kirk foram divulgados sem uma moderação considerada adequada

Quem será ouvido em audiência nos EUA

A audiência está marcada para o dia 8 de outubro de 2025 e terá um formato fixo para todos os convidados: cada um terá direito a um discurso introdutório de até cinco minutos antes de começarem as perguntas dos parlamentares que integram o comitê. Ela deve contar com a presença dos seguintes executivos de plataformas digitais:

Humam Sakhnini, CEO do Discord;Gabe Newell, cofundador e presidente da Valve (a dona da loja digital Steam);Dan Clancy, CEO da Twitch;Steve Huffman, cofundador e CEO do Reddit.

Até o momento, não há qualquer tipo de investigação em andamento ou a expectativa de punições contra esses serviços. Porém, os representantes terão que explicar “que ações são feitas para garantir que as plataformas não são exploradas para propósitos nefastos“. 

Criado principalmente para ser uma plataforma de comunicação para jovens e no meio gamer, o Discord já foi identificado como um serviço usado por várias organizações criminosas e disseminação de conteúdos violentos, inclusive com múltiplos casos registrados no Brasil. Embora tenha ampliado a moderação nos últimos anos, o Reddit também costuma ser usado há anos como espaço de debate de ideias mais extremas.

A plataforma Steam, por sua vez, já virou notícia por se envolver em polêmicas ao comercializar jogos em que há prática de crime e outras atividades violentas. Especializado em transmissões ao vivo, o Twitch já foi usado para atividades ilegais como swatting e ataques contra usuários em comentários de lives.

Redes sociais e as chamadas Big Tech devem ser responsabilizadas por conteúdos postados por usuários? Entenda nesta matéria do TecMundo em que ponto está esse debate aqui no Brasil e por que ele é importante.