Putin promete não aumentar força nuclear da Rússia por 1 ano

Vladimir Putin se comprometeu a não aumentar o poderio nuclear da Rússia por mais um ano, ampliando voluntariamente a duração do tratado New START com os Estados Unidos, que está perto de expirar. O anúncio foi feito pelo chefe do Kremlin na última segunda-feira (22), em reunião com autoridades locais.

Segundo Putin, o fim do acordo com os EUA, originalmente programado para acontecer em fevereiro de 2026, pode ter consequências para a estabilidade do planeta, alimentando a proliferação de armas nucleares. Ele pediu para que Donald Trump siga o exemplo, estendendo a duração do pacto.

Segundo Putin, a Rússia cumprirá o tratado nuclear até fevereiro de 2027. (Imagem: Getty Images)

O que é o tratado New START?

Assinado no dia 8 de abril de 2010 na cidade de Praga (República Tcheca), após negociações prolongadas, o New START é um tratado de redução de armas nucleares entre Rússia e EUA. Os signatários originais foram os então presidentes Dmitry Medvedev e Barack Obama, respectivamente.

Esse acordo estabelece limites para a quantidade de armas nucleares armazenadas em cada potência, impedindo aumentos nos estoques enquanto vigorar;O tratado fixa em 1.550 a quantidade de ogivas nucleares estratégicas de cada nação, bem como limita a 700 o número de mísseis e bombardeiros de longo alcance e a 800 lançadores;Cada país tem autorização para até 18 inspeções de locais de armazenamento por ano, para evitar trapaças, trabalho suspenso em 2020 por causa da pandemia de covid-19;As obrigações deveriam ser cumpridas por até sete anos após a entrada em vigor do pacto cuja duração inicial era de 10 anos, prorrogáveis por mais cinco anos.

O New Start começou a vigorar em fevereiro de 2011, sendo renovado por mais cinco anos em fevereiro de 2021, prazo que acaba no início do próximo ano. Mas em novembro de 2022, russos e americanos não se acertaram em relação à retomada das inspeções.

No ano seguinte, a Rússia suspendeu sua participação no tratado alegando que não permitiria visitas em suas instalações nucleares depois do apoio dado por Washington e seus aliados à Ucrânia. Apesar disso, Putin enfatizou que respeitaria os limites até o final e notificaria os EUA sobre testes de mísseis balísticos.

Putin e Trump se encontraram no Alasca, em uma reunião ocorrida em agosto. (Imagem: Getty Images)

Qual a posição de Trump sobre o tema?

O presidente russo comentou que a extensão do tratado nuclear depende de um posicionamento positivo do colega americano. “Acreditamos que essa medida só será viável se os Estados Unidos agirem de maneira semelhante e não tomarem medidas que prejudiquem ou perturbem o equilíbrio existente de potenciais de dissuasão”, declarou.

Porém, Trump ainda não comentou a respeito da nova proposta de Putin, até o momento. O assunto já havia sido discutido por ambos no encontro realizado no Alasca, no mês passado, que teve como pauta principal uma tentativa de cessar-fogo na guerra da Ucrânia.

Na ocasião, o republicano chegou a ser questionado sobre a proximidade do fim do tratado New START. Ele respondeu que a retirada das restrições nucleares representaria “um grande problema para o mundo”.

Curtiu o conteúdo? Leia mais notícias no TecMundo e aproveite para interagir com a gente nas redes sociais.