
23 set TCL lança 1ª linha de TV com Gemini integrado
Uma nova inteligência artificial está a caminho do mundo das televisões. O Google anunciou ontem (22), a chegada do Gemini à Google TV. A novidade promete expandir as formas de consumo e tornar a interação com a TV mais fluida, mas não substitui o Google Assistant para os usuários que preferirem mantê-lo.
Para acessar a funcionalidade, basta dizer “Ok, Google” ou apertar o botão do microfone no controle remoto. Com o Gemini, é possível pedir recomendações de filmes, informações sobre séries, tutoriais musicais, receitas e muito mais.
O Gemini já está disponível na linha QM9K da TCL, com modelos de 65 a 98 polegadas. Até o final do ano, a IA chegará a outros dispositivos como o Google TV Streamer, Onn 4K Pro, e nos modelos 2025 da Hisense (U7, U8 e UX) e da TCL (QM7K, QM8K e X11K).
Um futuro promissor
Além das funcionalidades de pesquisa, o Google planeja expandir as capacidades do Gemini no futuro. Rumores indicam que a IA poderá ser integrada a sistemas de casas inteligentes, controlando dispositivos como luzes e cortinas. Também é esperada a integração com o Google Fotos para exibir álbuns e a capacidade de gerar imagens por IA para o modo ambiente.
Até o momento, a empresa não detalhou seus planos, mas a inteligência artificial já vem impressionando. O Deep Think do Gemini 2.5 resolveu problemas de programação que nenhum humano conseguiu em uma das competições mais respeitadas do mundo, a Collegiate Programming Contest (ICPC).
Quer acompanhar as principais novidades do mundo das televisões e da inteligência artificial? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e TikTok, e fique por dentro das últimas notícias do setor.