
24 set NASA anuncia missão tripulada à Lua para fevereiro de 2026
A NASA anunciou nesta terça-feira (23) que planeja enviar uma missão tripulada à Lua em fevereiro de 2026, antecipando a decolagem originalmente prevista para acontecer em abril. O lançamento faz parte do programa Artemis, que pretende ir ainda mais longe no espaço profundo, na próxima década.
Essa histórica missão marcará o retorno das viagens tripuladas ao satélite natural após mais de 50 anos. A última vez que os humanos pisaram na Lua foi em dezembro de 1972, durante a missão Apollo 17, marcando o fim do programa e retornando à Terra com uma grande quantidade de amostras do solo lunar.
Foguete SLS que será usado na próxima missão do programa. (Imagem: NASA/Divulgação)
A missão Artemis II vai pousar na Lua?
Na próxima etapa do programa Artemis, os astronautas não irão pousar na Lua, mas darão uma volta ao redor dela. De acordo com a agência espacial americana, o objetivo da viagem é testar os sistemas da missão ao longo de uma viagem que terá duração de 10 dias.
Apesar de não pousarem no solo lunar, os tripulantes da Artemis II serão os primeiros a viajar além da órbita baixa terrestre desde 1972;“Eles estão indo pelo menos 9,2 mil km além da Lua, o que é muito mais do que as missões anteriores”, explicou o diretor de voo do programa, Jeff Radigan, durante entrevista coletiva;Os viajantes estarão a bordo da cápsula Orion, que ficará na parte mais alta do Sistema de Lançamento Espacial (SLS), poderoso conjunto de foguetes responsável pela propulsão da espaçonave;Depois de levar o estágio superior ao espaço, os dois propulsores retornarão à Terra, enquanto a Orion abrirá seus painéis solares para carregar as baterias.
As fases seguintes da viagem incluem diversas verificações de sistemas essenciais para as próximas missões Artemis. Isso abrange, também, o acompanhamento da saúde dos tripulantes, com o objetivo de verificar os efeitos da microgravidade e da radiação no corpo humano.
Os quatro astronautas escolhidos para a primeira missão tripulada à Lua são Christina Koch, Reid Wiseman e Victor Glover, da NASA, e Jeremy Hansen, da Agência Espacial do Canadá. Após a volta ao redor do satélite natural, eles iniciarão o retorno à Terra, chegando à costa da Califórnia (EUA) dias depois.
A nave Orion, na parte inferior da foto, será a casa dos astronautas durante a viagem. (Imagem: NASA/Divulgação)
Fases seguintes do programa Artemis
Com a janela de lançamento prevista para iniciar no dia 5 de fevereiro de 2026, a missão Artemis II registrará dados que ajudarão a definir as próximas etapas do programa. O aguardado pouso dos astronautas na Lua está previsto para a Artemis III.
Nesta fase, os primeiros humanos de volta ao satélite natural irão explorar a região do Polo Sul Lunar, iniciando os preparativos para estabelecer uma presença de longo prazo. As estimativas mais otimistas apontam que a missão não ocorrerá antes de meados de 2027, mas isso dependerá do sucesso da Artemis II.
Já a missão Artemis IV, que deve acontecer entre o final desta década e o início da próxima, pretende inaugurar a primeira estação espacial na Lua, além de contar com uma versão mais potente do foguete SLS e um novo lançador móvel. Depois, o foco mudará para as missões tripuladas a Marte, conforme os planos iniciais.
Vale lembrar que a missão inaugural do projeto ocorreu em novembro de 2022, quando a nave não tripulada foi até a Lua e retornou. A viagem foi considerada um sucesso, apesar de problemas técnicos.
Curtiu o conteúdo? Acompanhe mais notícias no TecMundo e compartilhe-as nas redes sociais.