
25 set Snapdragon X2 Elite e Elite Extreme: conheça os novos chips premium para Windows
A fabricante Qualcommm revelou nesta quarta-feira (24) uma nova geração de chips para uso em computadores com Windows. Os modelos são o Snapdragon X2 Elite e o Snapdragon X2 Elite Extreme, indicados para categorias diferentes de PCs da categoria “ultra premium”.
De acordo com o anúncio, feito durante o evento Snapdragon Summit que revelou também um novo chip top de linha para celulares, a marca declarou — sem citar nominalmente concorrentes como Intel e AMD — que eles são “os processadores mais rápidos e eficientes para PCs com Windows“.
Os primeiros dispositivos de fabricantes parceiras que serão equipados com o processador Snapdragon X2 Elite devem estar disponíveis “no primeiro semestre de 2026“. Até o momento, nenhum aparelho com esse componente foi oficializado por essas empresas.
O que torna os Snapdragon X2 Elite especiais
A nova geração de chips da Qualcomm para computadores é voltada para “cargas de trabalho complexas e de nível profissional“, o que significa tanto processamento de multitarefas quanto a utilização de ferramentas de inteligência artificial (IA).
A família Snapdragon X2 Elite já é considerada de alto desempenho por si, mas o modelo mais convencional da geração é voltado especialmente para “cargas de trabalho que exigem muitos recursos para produtividade, criatividade e entretenimento“. A companhia garante ainda uma carga de bateria “para múltiplos dias”.
Especificamente para criadores de conteúdo, a Qualcomm revelou que ações como edição de fotos, exportações de imagens em alta resolução e análises de vídeos em ferramentas como Photoshop e Premiere da Adobe ficam consideravelmente mais rápidas.
Já o modelo Elite Extreme tem ainda mais potencial para uso profissional e em tarefas exigentes, como “experiências de IA agêntica, análise de dados computacionalmente intensiva, edição de mídia profissional e pesquisa científica“.
Notebooks com o chip Elite Extreme são mais indicados para uso profissional intenso, como em produção e criação no audiovisual. (Imagem: Divulgação/Qualcomm)No geral, a plataforma oferece um desempenho até 31% mais rápido com energia ISO e suporte para conexões Wi-Fi 7, 5G e Bluetooth 5.4;O uso do chip requer até 43% menos energia do que a geração anterior, o que significa que certos processos podem ser feitos até mesmo com um notebook fora da tomada;A variante Extreme conta com uma nova CPU da própria Qualcomm, a Oryon de 3ª geração, que oferece desempenho “até 75% mais rápido que a concorrência com energia ISO” em uma arquitetura de 3 nm com até 18 núcleos e 5 GHz;Já a nova arquitetura de GPU da família Adreno oferece “um aumento de 2,3 vezes no desempenho por watt e na eficiência energética em relação à geração anterior”;Por fim, a NPU Hexagon é a mais rápida do mundo para laptops, segundo a própria marca.
Para suportar os trabalhos com IA IA, a nova unidade de processamento neural (NPU) tem 80 TOPS e permite “lidar com o Copilot+” da Microsoft e “experiências simultâneas de IA” mantendo laptops finos e leves. Além disso, a Qualcomm não chegou a confirmar, mas agora há expectativa de que esses chips também sejam otimizados para a futura versão do Android para computadores.
Está em busca de ferramentas de IA que vão além da geração de textos? Confira essa seleção de serviços preparada pelo TecMundo!