
26 set É o fim! Windows 10 recebe a última atualização antes do fim do suporte
Com a contagem regressiva para o encerramento do suporte se aproximando do final, o Windows 10 está recebendo o que deve ser a sua última atualização não relacionada à segurança. A compilação disponibilizada na quinta-feira (25) é opcional para a versão 22H2 do sistema, mas traz correções importantes.
A partir de 14 de outubro, a Microsoft não vai mais oferecer updates para o sistema operacional, nem mesmo para resolver falhas de segurança, deixando os usuários vulneráveis a ataques e malwares. Como alternativa, a empresa tem o programa Atualizações de Segurança Estendidas (ESU), que custa US$ 30 (R$ 160 pela cotação do dia) por um ano.
A atualização disponibilizada agora é opcional. (Imagem: Getty Images)
Quais são as correções incluídas?
Não há nenhuma nova funcionalidade na última atualização do Windows 10, até mesmo devido à situação do sistema, que está perto do fim da sua vida útil. Porém, o pacote KB5066198 (Build 19045.6396) adiciona soluções para problemas relatados recentemente por usuários.
Um dos bugs corrigidos pela gigante de Redmond é o que dificultava a conexão a arquivos e pastas compartilhados ao usar o protocolo Server Message Block (SMB) v1 no NetBIOS sobre TCP/IP NetBIOS (NetBT);O erro foi descoberto recentemente, aparecendo em alguns computadores depois da instalação da atualização de segurança de setembro (KB5065429);Ao instalar este update, também é possível solucionar a falha que afetava a instalação do Windows 10 22H2 a partir do Windows Autopilot nos dispositivos em que a Página de Status de Registro (ESP) não carregava durante a Experiência Pronta para Uso (OOBE);Há correções, ainda, para erros que solicitavam pedidos inesperados do Controle de Conta de Usuário (UAC) e geravam atrasos no streaming de áudio e vídeo ao usar a Interface de Dispositivo de Rede (NDI).
Como se trata de uma atualização cumulativa, ela inclui correções e pequenas melhorias enviadas com a compilação principal do mês. Dessa forma, quem deixou de instalar o pacote KB5065429 pode encontrar todos os patches do mês neste download.
Por meio do update, usuários e administradores também têm a chance de testar algumas das melhorias que serão disponibilizadas no Patch Tuesday de outubro, marcando o fim do suporte do Windows 10.
O update deve ser feito manualmente. (Imagem: André Dias/TecMundo)
Como atualizar?
Para instalar a atualização do Windows 10 que acaba de ser liberada pela Microsoft é necessário realizar o procedimento manualmente. Vá ao menu de configurações do sistema, clique em “Windows Update” e depois em “Verificar se há atualizações”.
Caso a compilação esteja disponível, basta clicar em “Baixar e instalar” e aguardar que o procedimento seja finalizado.
E você, já decidiu o que fará após o fim do suporte do Windows 10? Optará pelo programa de atualizações estendidas, continuará usando-o mesmo sem suporte ou mudará para o Windows 11 ou outro sistema operacional? Conta pra gente, comentando nas redes sociais do TecMundo.