
26 set One Piece vira símbolo de resistência em protestos ao redor do mundo
Iniciada em 1997 por Eiichiro Oda, One Piece se transformou em um verdadeiro fenômeno ao redor do mundo e já conquistou diversas gerações de fãs. E, como toda obra de grande impacto, seus símbolos e personagens também ganharam significados próprios no mundo real.
Não à toa, as bandeiras e roupas usadas por Luffy e seus companheiros passaram a ser vistas com regularidade em vários protestos ao redor do mundo. Seja na França, Filipinas, Londres ou Brasil, a caveira que simboliza os Piratas do Chapéu de Palha virou um símbolo de resistência contra governos e ideias consideradas repressoras.
Como One Piece virou símbolo de protestos?
Assim como outras obras do gênero shonen, One Piece acompanha o pirata Luffy e seus amigos viajando pelo mundo e acabando com o plano de diversos vilões. Eles fazem isso na base de brigas, onde exibem diversas habilidades que vão crescendo conforme eles treinam e aprendem com novos companheiros.
No mundo do mangá e anime, os vilões costumam ser figuras abusivas, que vão desde grupos de bandidos até monarcas e governos corruptos;Até mesmo a marinha mundial é vista como adversária, apesar de abrigar algumas figuras honestas em seus quadros;Dada a disposição dos Piratas do Chapéu de Palha de lutar contra ordens estabelecidas e figuras “intocáveis”, eles acabam simbolizando a rebeldia e o desejo de liberdade;Assim, é comum que jovens que cresceram acompanhando One Piece usem seus símbolos durante protestos e lutas pelo que consideram ser justo.
“Esse á uma geração que cresceu profundamente imersa na cultura popular, e isso incentiva sua imaginação cívica”, explicou Henry Jenkins, professor de mídias da Universidade do Sul da Califórnia, à CBC. Segundo ele, a obra de Oda é somente uma entre diversas referências que acabam sendo usadas durante as lutas sociais que acontecem ao redor do planeta.
O uso do símbolo dos Piratas do Chapéu de Palha foi recebido com repressão pela policia na Indonésia, graças à sua ligação a protestos contra o governo local. Segundo a Anistia Internacional, as autoridades devem parar de reprimir a população e, em vez disso, “focar nas causas da insatisfação pública que incentivou as pessoas a usarem a bandeira de One Piece”.
Símbolos de One Piece ajudam a unificar diferentes pessoas
Natalie Pang, chefe do Departamento de Comunicações e Novas Mídias da Universidade de Singapura, explica que as imagens de One Piece são poderosas porque são facilmente reconhecidas por outras pessoas. Segundo ela, é justamente o fato de símbolos como a bandeira pirata e as roupas de personagem serem famosos que elas permitem que protestantes compartilhem uma “linguagem comum” — independente de qual parte do mundo eles estão.
Ela também afirma que os movimentos políticos atuais tendem a ganhar mais tração quando usam elementos que já são familiares a muitas pessoas. “E, nesse caso, eu penso que estamos vendo esse tipo de transformação de uma comunidade de fãs em algo mais político”, explicou à CBC.
“É um símbolo vital, é algo que está ativo na cultura, é uma identidade divertida”, complementa Jenkins. Para ele, o símbolo de One Piece — e outras referências vindas de animes — devem continuar sendo usados, especialmente por serem eficientes em compartilhar mensagens de insatisfação e resistência entre quem os conhece.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!