
01 out Samsung e OpenAI se unem para alavancar projeto Stargate
Nesta quarta-feira (1º), a Samsung anunciou uma massiva parceria estratégica com a OpenAI para a potencialização do projeto Stargate. Segundo o comunicado, a gigante sul-coreana irá auxiliar a equipe dona do ChatGPT com inúmeras divisões, passando desde memórias para chips até a construção de data centers.
A Samsung explica que esse é um acordo grandioso, que visa fortalecer o potencial da OpenAI, e para isso será uma parceira no suprimento de memórias DRAM. Essa negociação visa aprimorar o desenvolvimento do Stargate, revelado por Donald Trump e que separa R$ 2,6 trilhões para os EUA permaneceram como líderes em IA.
Vale notar que o acordo também coloca a SK Hynix no meio das negociações, já que essa é uma das principais empresas responsáveis pela fabricação de módulos de memória. A OpenAI também trabalhará com duas outras empresas sul-coreanas para construir dois data centers no país asiático, como se fosse um Stargate da Coreia do Sul.
Data centers do Stargate terão infraestrutura gigantesca (Imagem: GettyImages)
O anúncio ocorreu durante um encontro do CEO da OpenAI, Sam Altman, com o presidente da Coreia do Sul, Lee Jae Myung, e representantes da Samsung e SK Hynix, em Seul. Todas as partes assinaram cartas de intenção para fazer o negócio acontecer durante o evento.
O que é o projeto Stargate?
Anunciado em janeiro pelo presidente estadunidense Donald Trump, o Stargate é um projeto trilionário para manter os EUA como uma potência em inteligência artificial. Esse foi um dos primeiros atos de Trump após ser empossado como presidente do país em seu segundo mandato.
A iniciativa está de acordo com as ideias da administração Trump em acabar com a dependência dos EUA para certos tipos de tecnologias estrangeiras;Espera-se que mais de 100 mil empregos norte-americanos sejam criados com essa medida;O projeto será liderado pela SoftBank, em parceria com outras gigantes, como a Oracle e a própria OpenAI;A estrutura principal do Stargate já começou sua construção no estado do Texas;Nos próximos três anos, a expectativa é que a capacidade dos data centers seja expandida para cerca de 7 gigawatts.
Todas as empresas envolvidas citam que a construção dos projetos terá uma metodologia rápida e com eficiência de custos. Outros data centers serão implementados em Ohio, Novo México e uma estrutura na região meio-oeste do país, mas ainda sem um local exato definido.
Para mais informações sobre inteligência artificial e o mercado de empresas, fique de olho no site do TecMundo.