‘Shutdown’ nos EUA: o que é e como afeta aeroportos e voos de brasileiros?

Sem a aprovação da extensão do orçamento para o novo ano fiscal, o governo dos Estados Unidos entrou em shutdown a partir desta quarta-feira (1º), resultando na paralisação de uma série de atividades relacionadas à administração federal. A falta de acordo com o Congresso pode trazer consequências para diversos setores.

Além de preocupar o mercado, é possível haver impactos no pagamento da seguridade social e nos serviços federais considerados não essenciais, que correm risco de suspensão durante o impasse. O tráfego aéreo é outra área afetada, causando transtornos até mesmo para os brasileiros com viagem marcada para os EUA nos próximos dias.

Desacordos entre republicanos e democratas levaram ao impasse que resultou na paralisação do governo americano. (Imagem: Getty Images)

O que é o shutdown nos EUA?

O shutdown representa a suspensão parcial das atividades federais no território americano, afetando os serviços não essenciais, como citado anteriormente. Ele acontece devido ao corte de recursos relacionados à não aprovação das leis de financiamento que mantêm o governo funcionando.

Sem poder gastar, a administração federal coloca milhares de servidores públicos em licença temporária, impactando diretamente vários serviços;Aqueles que trabalham em serviços essenciais também são afetados, podendo ter a remuneração suspensa, mas o pagamento ocorre de maneira retroativa ao fim do impasse;Segundo Donald Trump, a falta de acordo se deve às exigências da oposição, elevando o orçamento com gastos de saúde para imigrantes ilegais e a abertura de fronteiras, entre outros pedidos considerados “pouco sérios”;Enquanto os democratas sugerem mais verbas sociais, os republicanos defendem uma proposta mais enxuta, sem mudanças adicionais.

Vale lembrar que esta é a 15ª paralisação parcial de serviços federais do governo dos EUA desde o início dos anos 1980. O shutdown com a maior duração ocorreu entre 2018 e 2019, em meio ao primeiro mandato de Trump, se estendendo por 35 dias.

No momento, as negociações entre republicanos e democratas estão travadas, após o cancelamento de uma reunião que deveria acontecer na última semana. Dessa forma, ainda não há previsão sobre até quando vai durar a paralisação dos serviços federais no território americano.

Turistas que estão a caminho dos EUA devem ficar atentos à possibilidade até de cancelamento da viagem. (Imagem: Getty Images)

Como a paralisação afeta os turistas que vão aos EUA?

Controladores de tráfego aéreo e profissionais que trabalham nos postos de controle e segurança de aeroportos estão entre os servidores que podem ter o salário suspenso, mas continuarão exercendo suas atividades. O mesmo vale para aqueles que atuam na emissão de passaportes e vistos.

Dessa forma, é importante que os brasileiros com viagem marcada para os EUA durante o shutdown fiquem ainda mais atentos, pois poderão lidar com inspeções mais lentas e filas gigantes nos postos de controle. Cancelamentos de voos também não estão descartados.

Há, ainda, a possibilidade de suspensão temporária de atividades de museus, parques e zoológicos administrados pelo governo americano. Para não ter a experiência de viagem prejudicada, os turistas devem verificar essas informações com antecedência.

Curtiu o conteúdo? Continue acompanhando o TecMundo e compartilhe as notícias nas redes sociais com os amigos.