Amazon anuncia fim do Prime Gaming! Entenda o que muda

O Prime Gaming, benefício incluso na assinatura do Amazon Prime, acabou de passar por mudanças significativas. A Amazon confirmou que a marca será descontinuada e que os conteúdos oferecidos serão migrados para o Amazon Luna, seu serviço de jogos em nuvem

A alteração afeta diretamente os assinantes, que estavam acostumados a receber jogos mensais gratuitos pelo programa. No entanto, a princípio, todos os benefícios seguem iguais, apenas com o nome sendo alterado.

Segundo comunicado enviado a usuários da Twitch, a partir de agora os membros Prime terão acesso a títulos gratuitos dentro do Luna, sem custo adicional. O serviço, que já conta com títulos de grande porte e uma biblioteca variada, será o novo ponto central para quem busca experiências de jogos dentro do ecossistema da Amazon.

O que acontece com os jogos gratuitos do Prime Gaming?

Apesar do fim do Prime Gaming, os assinantes do Amazon Prime ainda receberão jogos mensalmente para resgatar. Na mensagem compartilhada pela empresa, os usuários são avisados de que os jogadores ainda receberão títulos mensais que poderão ser garantidos sem custos adicionais, incluindo no Brasil. 

“Os membros Prime ainda continuação aproveitando os benefícios de jogos grátis de PC todo mês (e eles podem baixar e ficar com eles para sempre)”, ressalta a mensagem. “Isso inclui os países com Prime onde o serviço de nuvem do Luna não está disponível.”

Ou seja, mesmo que o Luna não esteja disponível oficialmente no Brasil, os usuários ainda poderão resgatar os títulos mensais por aqui. Até o momento, não ficou claro quando a mudança de nome será realizada, mas o site do Prime Gaming segue funcionando por aqui.

A empresa reforça que a mudança também faz parte da reformulação completa do Luna, que terá interface redesenhada e novas categorias de jogos, como a linha GameNight, voltada para experiências sociais e partidas rápidas. “Estamos chamando de novíssimo Amazon Luna porque ele foi realmente reconstruído e reinventado do zero”, afirmou Jeff Gattis, gerente geral do serviço, em entrevista à Variety.

Além dos jogos casuais, o Luna continuará recebendo títulos AAA de peso, incluindo parcerias com estúdios renomados. Steve Boom, vice-presidente da Amazon, destacou: “Continuamos no caminho dos jogos AAA, mas agora também expandimos nossa biblioteca para experiências sociais e acessíveis, que podem ser jogadas com a família e amigos”.

Amazon Luna está disponível no Brasil?

O Amazon Luna é um serviço de jogos em nuvem que permite jogar diretamente em dispositivos como PCs, Macs, tablets Fire, Chromebooks, smartphones Android/iOS, TVs Fire e smart TVs de marcas como LG e Samsung. A proposta elimina a necessidade de hardware potente, bastando apenas conexão com a internet.

Mesmo sem disponibilidade oficial, assinantes Prime no Brasil continuam recebendo benefícios mensais em suas contas da Amazon, como recompensas em jogos e conteúdos digitais. A expectativa é que o serviço seja expandido para mais regiões nos próximos anos, o que pode incluir o Brasil.

Em outros 14 países já contemplados, o Luna vem sendo integrado de forma direta ao Amazon Prime, oferecendo acesso imediato a uma seleção de jogos inclusos no plano básico, sem custo extra para os assinantes.

Muitas mudanças também foram anunciadas para o Amazon Luna

Além de transformar o Luna em sua principal marca de games, a Amazon também apresentou uma série de novidades para o serviço, que foi “reimaginado do zero”. Entre elas, está a introdução da linha GameNight, que tem foco em jogos sociais e de festa.

O primeiro título da coleção será Courtroom Chaos: Starring Snoop Dogg, que combina improviso com inteligência artificial, trazendo o rapper como juiz em disputas cômicas entre os jogadores. Segundo a Amazon, é o tipo de jogo que só é possível graças ao uso da nuvem.

Além dos jogos casuais, o Luna também contará com uma biblioteca rotativa de mais de 50 títulos populares, incluindo games de peso como Hogwarts Legacy e Indiana Jones and the Great Circle. Esses jogos poderão ser acessados com controle tradicional, inclusive via dispositivos compatíveis com Bluetooth.

Para quem busca ainda mais opções, haverá a assinatura Luna Premium, que adiciona títulos de destaque como EA Sports FC 25, Batman: Arkham Knight e Team Sonic Racing. A Amazon reforça que a ideia é oferecer experiências tanto para jogadores casuais quanto para os mais dedicados.

Curiosamente, as mudanças do Luna foram anunciadas em um dia polêmico para assinaturas de jogos. Na mesma data, o Game Pass também passou por uma grande reformulação, com preços no Brasil que chegam em até R$ 120

E aí, o que você achou das novidades envolvendo o Prime Gaming? Comente nas redes sociais do Voxel e TecMundo!