
02 out GTA 6 não tem envolvimento de Dan Houser, cofundador da Rockstar! Saiba o motivo
Sendo um dos projetos mais aguardados de todos os tempos na indústria de games, GTA 6 tem lançamento marcado para 26 de maio de 2026, mas um detalhe importante já chama atenção dos fãs: Dan Houser, co-fundador da Rockstar e roteirista responsável por alguns dos maiores clássicos da franquia, não está envolvido no desenvolvimento.
A ausência de Houser foi confirmada pelo próprio criador durante entrevista recente ao IGN, onde explicou que não participou da sala de roteiristas do novo jogo. Ele deixou a Rockstar em fevereiro de 2020 e, desde então, muitos fãs se perguntavam se ainda havia contribuído com a produção antes de sua saída.
Responsável por roteirizar 12 jogos da série GTA e também os dois Red Dead Redemption, Dan Houser sempre foi visto como uma peça-chave no tom narrativo da empresa nos últimos anos. Por isso, a confirmação de que GTA 6 não tem sua participação gerou discussões sobre como a história será conduzida desta vez.
Atualmente, Houser segue em novos projetos com sua produtora Absurd Ventures, que está desenvolvendo um jogo de ação e aventura de mundo aberto de ficção científica em parceria com a Smilegate — além de uma graphic novel chamada American Caper.
Dan Houser é o responsável pelos maiores clássicos da franquia GTA
Durante a entrevista ao IGN, Houser confirmou que não tem relação alguma com a narrativa de GTA 6. “Eu escrevi os últimos 10 ou 11 [jogos de GTA]. Acho que o mundo provavelmente já ouviu GTA o suficiente de mim. Eles são sempre uma nova história. [GTA 6] não será uma história que eu escrevi ou um conjunto de personagens que eu desenvolvi, mas acho que será emocionante”, declarou.
O criador admitiu que pode ser “estranho” jogar um novo GTA sem conhecer a fundo a história, mas se mostrou confiante no trabalho da equipe atual. “O jogo será ótimo, tenho certeza”, completou.
As dúvidas dos fãs surgiram porque a pré-produção de GTA 6 começou antes de sua saída em 2020, o que levantava a hipótese de que ele pudesse ter colaborado de alguma forma no desenvolvimento. No entanto, o próprio Houser descartou essa possibilidade.
Segundo o desenvolvedor, sua decisão foi definitiva: “Não será uma história minha, nem personagens que eu criei. É a vez de novas vozes”. Com isso, GTA 6 se torna o primeiro título principal da franquia a ser lançado sem qualquer envolvimento direto de Houser.
Executivo também falou sobre a ausência de Bully 2
Além de esclarecer sua saída da série GTA, Houser também comentou brevemente sobre o motivo de Bully 2 nunca ter sido lançado. O criador explicou que a Rockstar não tinha recursos suficientes para assumir mais um projeto de grande porte enquanto trabalhava em títulos como GTA 5, Red Dead Redemption, Max Payne 3 e L.A. Noire.
“Era um problema de largura de banda. Tínhamos uma equipe criativa e de liderança pequena, que só conseguia lidar com um número limitado de projetos”, revelou Houser.
Segundo ele, Bully 2 chegou a ter uma versão jogável nos estágios iniciais, mas nunca passou disso, já que a Rockstar priorizou outras franquias. “Não havia tempo para abraçar outro grande desenvolvimento”, afirmou.
Com a atenção da Rockstar voltada agora para GTA 6, as chances de retorno de Bully parecem distantes — especialmente após a saída de Houser e de outros nomes ligados ao jogo original. Mas a esperança é a última que morre, não é mesmo?
A confirmação de que GTA 6 será o primeiro grande título da Rockstar sem Dan Houser marca uma mudança significativa no estúdio. E você, o que pensa sobre essa ausência? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!