Shein abrirá sua primeira loja física e sofre críticas

Extremamente famosa em diversos países pela variedade de roupas e acessórios, a Shein abrirá sua primeira loja física em breve. O marketplace chinês escolheu a França como o primeiro país dessa investida, e distribuirá lojas de departamento em inúmeras cidades.

O movimento ocorre em parceria com a imobiliária Société des Grands Magasins (SGM), e terá lojas em Dijon, Grenoble, Reims, Limoge e Angers. Vale notar que a cidade de Nova York, nos EUA, já recebeu as chamadas lojas pop-up da Shein no passado, mas essa será a primeira vez em uma experiência permanente.

Segundo o presidente do SGM, Frédéric Merlin, o lançamento de uma loja física como essa servirá para atrair um público mais jovem. Com a proximidade do estabelecimento em relação a marcas de luxo, ele diz que o consumidor poderá adquirir um produto da Shein e no mesmo dia comprar uma bolsa de grife.

Shein se tornou fenômeno global para comprar roupas com preços baixos (Imagem: GettyImages)

Shein enfrenta criticismo

Mesmo que a notícia possa animar parte dos consumidores, as lojas francesas não estão felizes com o anúncio. A Galeries Lafayette, que vendeu as lojas operadas pela SGM sob seu nome por meio de um contrato de franquia, alega que a medida se configura como uma quebra de contrato.

A própria prefeita da cidade de Paris, Anne Hidalgo, não gostou desse anúncio, citando que vai contra alguns dos objetivos da cidade;Um dos motivos por trás das críticas é que a SGM não estaria ajudando o comércio “local e sustentável”;Representantes do mundo da moda explicam que a loja da Shein é mais um movimento para “inundar o mercado com produtos descartáveis”;

Em um comunicado à BBC, a Shein comenta que a escolha da França para a abertura da loja foi natural, dada sua importância para a moda. O país, no entanto, trabalha em uma nova legislação para regular a indústria de “fast-fashion” por meio de taxas para empresas desse ramo, como a Temu e a própria Shein.

Para mais informações sobre o mercado, mundo da moda e notícias tech, fique ligado no site do TecMundo