
07 out Ghost of Yotei permite acender fogueira soprando controle do PS5! Veja como usar
Ghost of Yotei, novo exclusivo de PS5 desenvolvido pela Sucker Punch, já está disponível e vem chamando atenção pelo uso inteligente do DualSense. O jogo expande o universo de Ghost of Tsushima e leva os jogadores à região de Ezo, atual Hokkaido, com uma nova protagonista e diversas formas de interação com o ambiente.
Entre as novidades, uma das funções mais curiosas é a possibilidade de acender fogueiras apenas assoprando o controle, recurso que utiliza o microfone embutido do DualSense. A mecânica é apenas uma das várias que oferecem um tipo diferenciado de imersão.
Ao montar um acampamento, o jogo permite acender o fogo usando o touchpad e soprando no microfone do controle DualSense. Confira como funciona:
Além da fogueira, Ghost of Yotei também usa gatilhos adaptáveis, sensores de movimento e feedback háptico para forjar armas, cozinhar alimentos e até tocar instrumentos. Certamente, o objetivo é tornar o DualSense parte fundamental da experiência e ampliar o senso de presença do jogador.
Como ativar a função de soprar o controle?
Por padrão, Ghost of Yotei traz o sopro para acender a fogueira no modo simplificado, em que você precisa pressionar o botão R2.
Para ativar a opção mais imersiva, é preciso pausar o game, entrar nas configurações;Acessar o menu de Acessibilidade e encontre a opção de FogueiraTroque a opção de modo simplificado para Microfone.
DualSense não serve só para acender fogueira em Ghost of Yotei
As funcionalidades do DualSense em Ghost of Yotei vão além do microfone.
O jogo permite movimentar o controle para martelar o ferro na forjaControlar o preparo dos alimentos na fogueira;Interagir com pinturas usando o touchpadO vento que guia o jogador também pode ser ouvido diretamente pelo alto-falante do controle.
Além disso, os gatilhos adaptáveis desempenham um papel importante em combates e atividades do cotidiano. Ao puxar o arco, por exemplo, o jogador sente a tensão real da corda através da resistência do gatilho — enquanto o feedback háptico reproduz sensações diferentes conforme o tipo de terreno e o uso de habilidades especiais.
Outra curiosidade é o uso de movimentos do controle para certas ações contextuais. Durante a forja, é necessário balançar o DualSense para moldar o metal, e na cozinha, girar o controle para virar os alimentos no fogo. Esses detalhes complementam o realismo das interações e incentivam o jogador a experimentar diferentes possibilidades com o controle de PS5.
O touchpad também tem papel relevante nas seções artísticas do jogo, sendo usado para criar pinturas e caligrafias tradicionais japonesas — com cada traço sendo feito com o deslizar dos dedos.
Não gostou dos recursos? Você pode desativar
Nem todos os jogadores gostam desse tipo de interação — e a Sucker Punch levou isso em conta. Algumas das funções do DualSense vêm desativadas de fábrica e podem ser ligadas individualmente no menu de opções. Isso inclui o uso do microfone, do movimento e até do som que sai diretamente do controle.
Para ativar ou desativar as funções, basta acessar o menu de acessibilidade dentro do game. Lá, o jogador encontra seções dedicadas ao controle de movimento, feedback háptico, microfone e até uma opção “simplificada” — que substitui algumas interações por comandos tradicionais.
Também é possível pular cenas específicas dos acampamentos ou interações de forja e cozinha caso o jogador queira uma experiência mais direta. Todas as mudanças podem ser feitas a qualquer momento, sem necessidade de reiniciar o jogo.
Gostou das funções do DualSense em Ghost of Yotei ou achou que elas só atrapalham? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!