
07 out Qualcomm compra Arduino e anuncia nova placa Uno Q
A Qualcomm anunciou nesta terça-feira (7) a aquisição da Arduino, empresa conhecida pelo desenvolvimento de hardware e software voltados à construção de protótipos eletrônicos. O movimento marca a entrada da fabricante de chips em um dos ecossistemas mais populares entre desenvolvedores e entusiastas de tecnologia.
Junto ao anúncio, a Qualcomm apresentou o Arduino UNO Q, descrito como a primeira placa “dual-brain” alimentada pela plataforma Qualcomm Dragonwing QRB2210. O novo modelo deve combinar o legado de acessibilidade da Arduino com o desempenho avançado dos componentes da Qualcomm.
Leia mais: Qualcomm confirma Snapdragon 8 Elite Gen 5 como novo chip entusiasta
“Ao combinar o processamento de ponta, gráficos, visão computacional e IA da Qualcomm com a simplicidade, acessibilidade e comunidade do Arduino, a empresa está pronta para impulsionar a produtividade dos desenvolvedores em todos os setores”, disse a Qualcomm no comunicado oficial. “O Arduino presevará sua abordagem aberta e espírito comunitário, ao mesmo tempo em que desbloqueia uma plataforma full-stack para o desenvolvimento moderno — com o Arduino Uno Q como primeiro passo”, continuou.
As empresas confirmaram que a marca Arduino continuará existindo, preservando sua identidade no mercado de prototipagem e inovação eletrônica.
“A Arduino manterá sua marca, ferramentas e missão independentes, ao mesmo tempo em que continuará a oferecer suporte a uma ampla gama de microcontroladores e microprocessadores de vários fornecedores de semicondutores ao entrar neste próximo capítulo da família Qualcomm”, ressaltou a marca.
Arduino Uno Q
A partir desta união, surgiu o Arduino Uno Q, primeiro projeto desenvolvido pelas marcas. O hardware visa embarcar soluções de som e visão com inteligência artificial capazes de reagir ao ambiente externo.
O Arduino Uno Q é o primeiro projeto feito a partir da colaboração das marcas Qualcomm e Arduino. (Fonte: Qualcomm/Divulgação)
Complementando o hardware da Qualcomm, a placa apresenta uma GPU Adreno 702 e um DSP de dois núcleos. Por fim, o dispositivo conta com 2 GB ou 4 GB de RAM, e é vendido com 16 GB ou 32 GB de armazenamento eMMC.
Assim como outras placas Arduino, o Uno Q é compatível com a IDE Arduino e é a primeira placa compatível com o Arduino App Lab, um novo ambiente de desenvolvimento da fabricante e preparado para lidar com soluções alimentadas por IA.
O Arduino Uno Q é vendido a partir de US$ 44 (R$ 235,60, em conversão direta) na variante com 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento.
O valor da compra da marca Arduino não foi revelado. A consolidação da aquisição pela Qualcomm ainda depende da avaliação de entidades regulatórias internacionais.
Quer acompanhar as próximas novidades da Qualcomm e da Arduino? Continue ligado no TecMundo para não perder nenhuma atualização sobre o futuro dessa parceria.
Em desenvolvimento