
09 out Intel revela chips Core Ultra 3 ‘Panther Lake’ de até 16 núcleos
A Intel finalmente revelou mais detalhes sobre a sua futura geração de processadores com os novos Intel Core Ultra série 3. Chamados internamente de Panther Lake, esses chips são os primeiros a serem fabricados com a litografia de 18A (classe dos 2 nanômetros) do time azul e se tornam mais um na coleção de AI PCs da empresa.
De maneira similar ao que já acontecia nos chips Meteor Lake e Lunar Lake, os Panther Lake seguem a regra do tipo de arquitetura desagregada que a Intel vem montando. É como se fosse uma grande base com diversas pecinhas de LEGO para a fabricante ir montando, mas em um nível absurdamente complexo.
Em um olhar estrutural, esses novos chips utilizam um formato de tiles bem separados por meio de uma interconexão die-to-die para melhorar a comunicação desses tiles. Aliás, esse é o exemplo dado para separar o tile de computação do tile de GPU desses modelos.
Ideia da Intel com os Panther Lake era aumentar a escalabilidade das CPUs na implementação em diversos sistemas (Imagem: Intel)
Ao todo, há blocos de computação, placa gráfica, controladora de plataforma, e fillers para ocupar espaço. Tudo isso é encaixado em uma caminha, chamada de base tile, e abaixo dela fica a tecnologia Foveros, que permite esse empilhamento vertical de blocos para garantir boa transmissão de dados e performance com baixa latência.
Novos núcleos Cougar Cove e Darkmont
Partindo para a parte empolgante, os novos chips Panther Lake introduzem uma arquitetura de núcleos bem recente com os núcleos de performance Cougar Cove e de eficiência Darkmont.
A fabricante explica que esses núcleos foram otimizados para a litografia 18A com mais performance e mais eficiência energética, como já era esperado. Na versão mais completa dos Intel Core Ultra série 3, o chip terá 16 núcleos híbridos, sendo 4 de performance + 8 e eficiência + 4 de baixa consumo.
Nesse nível de implementação máxima, a Intel também inseriu compatibilidade de até 96 GB com memórias RAM LPDDR5X de até 9.600 MT/s e 128 GB DDR5 a 7.200 MT/s. Há uma nova Unidade de Processamento Neural (NPU), até quatro conexões Thunderbolt 4 e 12 pistas PCIe Gen (Oito em Gen 4 e quatro em Gen 5).
Tônica de melhorar eficiência energética permanece nos Intel Core Ultra 300 (Imagem: Intel)
Nos testes da Intel, a configuração Panther Lake demonstrou um salto de 50% em desempenho com um consumo bem similar ao da linha Lunar Lake. Em relação aos Arrow Lake o cenário foi de 30% menos consumo, mas com desempenho aproximado.
GPUs Xe3 e nova NPU para IA
Já na região dos gráficos, a Intel trouxe sua mais nova microarquitetura Xe3 para o jogo. Essa é a tecnologia que sucede o Xe2 dos processadores Lunar Lake e até mesmo das placas discretas Battlemage, tornando esse o chip gráfico mais avançado da equipe azul até o momento e exclusivo dos Panther Lake.
Na configuração mais parruda dessa arquitetura, a Intel trabalha com um render slice poderoso, trazendo seis núcleos e seis unidades para aceleração de Ray Tracing. A versão mais potente parece utilizar dois renders slices inteiros no tile de GPU, totalizando 12 núcleos e 12 aceleradores RT.
Há também uma versão mais modesta que consiste em apenas um render slice modificado com quatro núcleos e quatro aceleradores. Aliás, a iGPU máxima com microarquitetura Xe3 só está disponível na versão com 16 núcleos dos Intel Core Ultra série 3.
Nova iGPU suporta os CODECs AVC 10-bit e AV1 (Imagem: Intel)
Algo bem interessante deste gráfico é a quantidade de TOPS, que somente na iGPU bate 120 Trilhões de Operações Por Segundo, ou seja, quase metade dos 67 TOPS da geração Xe2.
Por falar em TOPS, isso nos leva diretamente para a NPU 5 dos Panther Lake, que promete até 40% mais TOPS por área do que os Lunar Lake. Essa nova unidade opera com 50 TOPS, e o sistema possui até 180 TOPS, garantindo 50% de estruturas a mais que a geração passada.
Lançamento dos Panther Lake
A Intel explica que os processadores Intel Core Ultra série 3 vão entrar na fase de produção em massa e devem ser lançados em dispositivos móveis, como notebooks, até o fim deste ano. Uma data cravada para o início das vendas não foi divulgada.
Configurações dos Intel Core Ultra 300 (Panther Lake)Núcleos8 16Núcleos de iGPUAté 4 núcleos Xe3Até 12 núcleos Xe3NPUNPU 5IPUIPU 7.5DisplayX Media & Display EngineMemóriaLPDDR5X (Até 6.800 MT/s e DDR5 SO-DIMM (Até 6.400 MT/s)LPDDR5X (Até 8.533 MT/s) e DDR5 SO-DIMM (Até 7.200 MT/s)LPDDR5X (Até 9.600 MT/s)i/O12 pistas PCIe (8x PCIe Gen 4 e 4x PCIe Gen 5)20 pistas PCIe (8x PCIe Gen 4 e 12x PCIe Gen 5)12 pistas PCIe (8x PCIe Gen 4 e 4x PCIe Gen 5)ConectividadeWi-Fi 7, Bluetooth 6.0, Thunderbolt 4 e 5
Para mais informações sobre processadores da Intel ou de outras marcas, e novidades sobre o mundo do hardware, fique de olho no site do TecMundo.