
12 out Chrome vai desativar automaticamente as notificações incômodas
O Google está desenvolvendo um recurso que promete ser de grande utilidade para quem lida diariamente com altas quantidades de alertas enviados por sites. Trata-se da desativação automática de notificações no Chrome, como anunciou a gigante de Mountain View na sexta-feira (10).
De acordo com a empresa, a ferramenta terá como foco a revogação de permissões de sites com alto volume de envio de notificações e “muito pouco engajamento” por parte do usuário. Além disso, ela não irá desativar notificações de nenhum app web instalado no dispositivo.
A nova ferramenta do Chrome já está em teste. (Imagem: Google/Divulgação)
Como vai funcionar o recurso?
Em geral, os usuários recebem um grande volume de notificações no navegador, mas interagem com menos de 1% delas, segundo dados divulgados pela companhia. Ou seja, esses alertas resultam em um baixíssimo engajamento, já que quase não há cliques neles, mas interrompem com frequência o seu trabalho.
Para resolver esse problema, a desativação automática de notificações do Chrome entrará em ação quando identificar que você não interage com esses alertas;A revogação da permissão será feita pelo próprio browser, sem que você precise tomar qualquer atitude;Quando a remoção acontecer, com base no monitoramento do comportamento do usuário, o programa exibirá a informação na tela;Caso queira, você poderá voltar a receber a notificação de um site específico a qualquer momento, concedendo uma nova permissão por meio da Verificação de Segurança do Chrome.
Para tanto, basta seguir o caminho Configurações > Verificação de Segurança > Ver sites > Restaurar, no menu do navegador, onde também é possível desativar completamente a revogação automática. Outra opção para continuar a visualizar os alertas é acessar o site desejado e autorizar o envio por lá.
A gigante das buscas afirmou que os primeiros testes resultaram em uma redução significativa na sobrecarga de notificações, com alteração mínima no total de cliques. Por outro lado, os sites que enviam um volume reduzido de alertas passaram a contar com aumento nos cliques.
Quando estará disponível?
No momento, a desativação automática de notificações do Chrome está sendo testada e não há previsão de quando será liberada para o público em geral. Mas com os resultados promissores apresentados na fase experimental, ela não deve demorar a ficar disponível para todos.
Segundo o Google, a ferramenta vai estrear no Chrome para Android e no aplicativo para desktop, funcionando de maneira semelhante ao recurso que remove por conta própria as permissões do browser para acesso à localização, câmera e microfone do dispositivo.
E você, acredita que a nova função do navegador do Google será útil? Dê a sua opinião, comentando nas redes sociais do TecMundo.