
13 out Pix automático já está disponível; confira como funciona
O Pix automático, responsável pela automação de determinados pagamentos, chega como uma funcionalidade oficial a partir desta segunda-feira (13). A iniciativa do Banco Central (BC) e do Conselho Monetário Nacional tornaram a modalidade obrigatória em instituições bancárias e pode agilizar os pagamentos dos brasileiros.
Como o próprio nome já sugere, o Pix automático chega para ser uma forma de pagamento recorrente similar ao débito automático. Na prática, o usuário poderá autorizar a aplicação de sempre realizar o Pix para pagar uma determinada conta ou pessoa por mês, por exemplo.
No entanto, todo o processo necessita de autorizações firmes por parte do cliente, que deve confirmar sua escolha pelo app do banco ou Internet Banking. O funcionamento parece bem simples, já que o banco irá agendar o pagamento para o usuário e notificar quem irá pagar a conta.
Banco Central lançará o Pix Automático em meio a uma série de ataques cibernéticos ao serviço (Imagem: internet/reprodução)
Essa configuração permite que o usuário confira antes do pagamento se tudo está certo, para evitar complicações. No exato dia para realizar o pagamento, o banco fará o Pix normalmente, mas de forma totalmente automatizada e sem necessidade de ações adicionais por parte do usuário.
Pix automático funciona para quais pagamentos?
O Pix automático funcionará em uma série de pagamentos cotidianos para os usuários, como pagamento de contas de luz, internet, telefone, água, mensalidade de escolas, academias, serviços financeiros, etc. Por ser algo recente, pode ser que nem toda empresa ofereça a opção de imediato.
Vale notar que o Pix automático é uma função totalmente gratuita para qualquer pessoa;Somente empresas interessadas em utilizar o serviço deverão pagar pela modalidade;
MEIs (Microempreendedores Individuais) devem contratar o serviço por meio do banco desejado, mas precisam ter um CNPJ criado já mais de seis meses;Para empresas, o BC espera que a adoção do serviço seja mais simples e barato do que o Débito Automático;A ideia do BC é que os clientes tenham mais facilidade e praticidade em seu dia a dia;Em situações de erro do banco, a devolução integral dos valores será obrigatória e deverá ser solicitada pelo Mecanismo Especial de Devolução (MED).
O Pix automático já está disponível para usos, e pode ser cancelado a qualquer momento, sem aparentes complicações. Contudo, caso já haja um pagamento agendado para o mesmo dia, essa solicitação será mantida e o pagamento vai ser realizado de qualquer maneira.
Para mais informações sobre o Pix, bancos e outros serviços, fique de olho no site do TecMundo para não perder nada.