O Agente Secreto chega aos cinemas com 100% de aprovação e campanha para o Oscar

União de dois dos maiores nomes do cinema brasileiro da atualidade, O Agente Secreto estreia nesta quinta-feira (6) nos cinemas do país com status de fenômeno. Dirigido por Kleber Mendonça Filho (Bacurau) e estrelado por Wagner Moura (Guerra Civil), o longa chega às telonas após conquistar o público e a crítica internacional — e iniciar oficialmente sua campanha rumo ao Oscar 2026.

Apontado por muitos como um dos melhores filmes do ano, o thriller político recebeu 100% de aprovação no Rotten Tomatoes com base em 69 críticas. A produção também brilhou em premiações internacionais, como o Festival de Cannes, e já aparece entre as favoritas para o Oscar de 2026.

A obra foi celebrada por sua narrativa tensa, visual impressionante e comentários sociais afiados. Agora, Mendonça Filho e Moura embarcam em uma maratona de eventos e encontros com membros da Academia, levando o filme a circuitos de prestígio nos Estados Unidos e Europa.

“Mais do que nunca a gente está fazendo uma campanha para divulgar e fazer com que esse filme seja mais visto. Quase como diplomatas apresentando um produto cultural que é do Brasil”, explicou o diretor em entrevista ao G1. Para ele, o momento é simbólico: o cinema nacional volta a disputar espaço com força em Hollywood, especialmente após a vitória de Ainda Estou Aqui no Oscar 2025.

Qual a história de O Agente Secreto? Veja trailer

Ambientado no Recife em 1977, O Agente Secreto acompanha Marcelo (Wagner Moura), um professor e especialista em tecnologia que retorna à sua cidade natal fugindo de um passado violento. No meio de um regime militar sufocante, ele reencontra familiares, esbarra em velhos fantasmas e acaba envolvido em uma trama de espionagem e conspiração política.

O filme combina drama e suspense com o olhar característico de Mendonça Filho sobre o Brasil: um país que ainda lida com as sombras de seu passado autoritário. Segundo o diretor, a obra busca refletir “como o brasileiro lida com a memória — ou com a falta dela”. Ao lado de Moura, nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Hermila Guedes e Udo Kier completam o elenco.

Veja todos os principais nomes que estarão no filme:

Wagner Moura como Armando / MarceloCarlos Francisco como Seu AlexandreTânia Maria como Dona SebastianaRobério Diógenes como EuclidesMaria Fernanda Cândido como ElzaGabriel Leone como BobbiRoney Villela como AugustoHermila Guedes como ClaudiaIsabél Zuaa como Tereza VitóriaAlice Carvalho como FátimaLaura Lufési como FlaviaThomás Aquino como ArlindoIgor de Araújo como SergioUdo Kier como HansJoão Vitor Silva como HaroldoKaiony Venâncio como VilmarSuzy Lopes como Carmem

 

Cannes, prêmios e aclamação mundial

A estreia mundial de O Agente Secreto aconteceu em maio, durante o Festival de Cannes, onde o longa foi recebido com longos aplausos e levou três prêmios importantes: Melhor Diretor (Kleber Mendonça Filho), Melhor Ator (Wagner Moura) e o prêmio da crítica internacional (FIPRESCI). 

O feito colocou o Brasil novamente no centro das atenções do cinema mundial. Desde então, o filme vem colecionando elogios, garantindo uma média de 100% no Rotten Tomatoes para a sua estreia no Brasil, que acontece em 700 salas de cinema.  

No The Guardian, o crítico Peter Bradshaw deu cinco estrelas e o descreveu como “um brilhante drama brasileiro sobre um acadêmico em fuga nos anos 1970”. Já o The Playlist classificou a produção como “uma obra-prima imponente, imersa em história e movida por um amor palpável ao cinema”.

O longa-metragem também apareceu na lista da Variety de filmes cotados para o Oscar 2026. Além da categoria de Filme Internacional, a produção aparece como uma aposta como Melhor Ator, com Wagner Moura, e Melhor Filme.

Campanha brasileira rumo ao Oscar 2026

Além das apostas e previsões, o filme O Agente Secreto também foi selecionado como representante oficial do Brasil no Oscar 2026. Após uma seleção controversa, a produção será o rosto do país para disputar a categoria de Melhor Filme Internacional.

A temporada do Oscar 2026, no entanto, promete ser acirrada. Produções como o norueguês Valor Sentimental, o iraniano Foi Apenas um Acidente e o sul-coreano No Other Choice estão entre os favoritos. 

Ainda assim, a força simbólica e a qualidade técnica do longa brasileiro o colocam como um dos grandes competidores para as premiações de 2026. Com isso, o Brasil tem chance de brilhar, mais uma vez no Oscar.

Veja também – Minecraft no Oscar? Warner faz lobby para filme entrar na premiação | Voxel

Mais do que disputar prêmios, Mendonça Filho acredita que O Agente Secreto representa uma continuidade do diálogo do cinema nacional com a realidade do país. “O cinema brasileiro sempre falou do Brasil. Acho que somos todos herdeiros disso”, afirmou o diretor, ao G1.

E aí, você vai assistir ao filme O Agente Secreto nos cinemas? Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!