
12 nov Valve anuncia novo ‘console’ Steam Machine, Steam Controller e headset Steam Frame
A Valve anunciou oficialmente, nesta quarta-feira (12), três novos produtos de hardware que chegarão ao mercado em 2026: o Steam Controller, a Steam Machine e o Steam Frame, um headset de realidade virtual. Todos os dispositivos são otimizados para o ecossistema Steam e prometem expandir as possibilidades de como os jogadores acessam, jogam e descobrem seus títulos favoritos.
Segundo a empresa, a nova linha é uma extensão natural do sucesso do Steam Deck e segue o mesmo princípio: oferecer experiências de jogo versáteis, com foco na integração e na compatibilidade com toda a biblioteca Steam. A Valve reforçou que a intenção é “agregar ainda mais valor para usuários e desenvolvedores”, com novas formas de jogar.
Além disso, o programa “Steam Verified” será ampliado para incluir os novos dispositivos. Jogos que já são aprovados no Steam Deck serão automaticamente compatíveis com a Steam Machine, enquanto o Steam Frame terá um novo kit de desenvolvimento para ajudar estúdios a adaptar seus títulos para realidade virtual e transmissões de alta qualidade.
Steam Controller: conforto, precisão e tecnologia magnética
O novo Steam Controller chega com foco em conforto, personalização e resposta tátil aprimorada. O controle utiliza alavancas magnéticas com tecnologia TMR (Magnetoresistência Túnel), que prometem maior durabilidade e sensibilidade ao toque. O acessório inclui ainda o “Grip Sense”, que ativa o giroscópio automaticamente ao segurar o controle — ideal para mirar com precisão em jogos de tiro.
Outro destaque é o Steam Controller Puck, um pequeno transmissor sem fio que também funciona como base de carregamento magnética. Com latência ultrabaixa e suporte para até quatro controles por adaptador, o acessório garante uma experiência fluida tanto no PC quanto em outros dispositivos Steam.
Entradas tradicionaisBotões A, B, X e YDirecionalGatilhos analógicos L e RBotões superiores L e RBotões Visão e MenuBotões Steam e Menu de Acesso RápidoQuatro botões traseiros configuráveisAlavancasDuas alavancas magnéticas (TMR) de tamanho padrão sensíveis ao toqueResposta tátilQuatro motores táteisDois atuadores ressoantes lineares nos trackpads para resposta tátil de alta definiçãoDois atuadores ressoantes lineares de alta potência nas empunhaduras para resposta do jogo de alta definição, incluindo vibração tradicionalTrackpadsDois trackpads de 32,5 mm de lado com resposta tátilSensibilidade à pressão para configurar a força do cliqueGiroscópioUnidade de medição inercial de seis eixosGrip SenseDuas áreas capacitivas na parte traseira das empunhaduras do Steam ControllerConectividadeSteam Controller PuckConexão sem fio de 2,4 GHzLatência total de cerca de 8 ms, com taxa de verificação de 4 ms (medida a 5 metros de distância)Até quatro Steam Controllers por PuckConexão ao computador via USB-CBluetoothMínimo: Bluetooth 4.2Recomendado: Bluetooth 5.0 ou superiorUSBConexão com fio por porta USB-CEnergiaCarregamentoInterface de carregamento do Steam Controller PuckPorta USB-CBateriaBateria de íons de lítio com 8,39 Wh de capacidadeMais de 35 horas de autonomia*Autonomia reduzida ao usar o rastreamento com o Steam FrameTamanho e pesoTamanhoSteam Controller: 111 mm x 159 mm x 57 mmSteam Controller Puck: 50 mm x 28 mm x 9 mmPesoSteam Controller: 292 gSteam Controller Puck: 16 g
Steam Machine: um mini PC gamer compacto e poderoso
Steam Machine tem design compacto e roda Linux.
A Steam Machine marca o retorno da Valve ao conceito de computador compacto para jogos, tentando competir contra consoles. O novo modelo vem com hardware AMD personalizado e promete desempenho semelhante a PCs de mesa, rodando jogos em 4K a 60 quadros por segundo com suporte a FSR. Tudo isso em um corpo de apenas 16 centímetros cúbicos, silencioso e com design minimalista.
Rodando o SteamOS 3, o sistema oferece inicialização rápida, suspensão instantânea e suporte completo à biblioteca do Steam. O dispositivo também conta com uma barra de LEDs personalizável e é compatível com o Steam Controller de forma nativa, sem necessidade do Puck.
Steam Machine e Steam Controller
Assim como o Steam Deck, o modelo também pode ser utilizado como um PC convencional, trazendo uma interface Linux. Abaixo, confira as especificações completas do produto.
Processador (CPU)AMD, arquitetura Zen 4, 6 núcleos e 12 threads, semipersonalizadoAté 4,8 GHz, com potência térmica de 30 WProcessador gráfico (GPU)AMD, 28 unidades de computação de arquitetura RDNA3, semipersonalizadoFrequência máxima estável de 2,45 GHz, potência térmica de 110 WMemória16 GB de RAM DDR5 + 8 GB de VRAM GDDR6EnergiaFonte de alimentação interna, alimentação CA bivolt (110 a 240 V)ArmazenamentoDois modelos:SSD NVMe de 512 GBSSD NVMe de 2 TBEntrada para cartão microSD de alta velocidadeConectividadeWi-FiWi-Fi 6E 2×2BluetoothAntena dedicada para conexões Bluetooth 5.3Steam ControllerAdaptador sem fio de 2,4 GHz integradoEntradas e saídasExibiçãoDisplayPort 1.4 — até 4K a 240 Hz ou 8K a 60 Hz, com HDR e FreeSyncHDMI 2.0 — até 4K a 120 Hz, com HDR, FreeSync e CECUSBDuas portas USB-A 3.2 Gen 1 frontaisDuas portas USB-A 2.0 traseirasUma porta USB-C 3.2 Gen 2 traseiraRedePorta Gigabit EthernetBarra de LEDs17 LEDs RGB individualmente endereçáveisTamanho e pesoTamanho: 156 mm x 152 mm (148 mm sem base) x 162,4 mmPeso: 2,6 kgO que vem instaladoSistema operacional: SteamOS 3 (baseado no Arch Linux)Área de trabalho: KDE Plasma
Steam Frame: realidade virtual com foco em transmissão e precisão
O Steam Frame é o novo headset VR da Valve, projetado para oferecer transmissões estáveis e visuais de alta qualidade. Ele utiliza um sistema de transmissão “foveada” — tecnologia que concentra os detalhes gráficos no ponto exato onde o jogador está olhando, otimizando a largura de banda e a nitidez da imagem.
O dispositivo também vem com um adaptador sem fio de 6 GHz e receptor de banda dupla, garantindo baixa latência durante o uso. O headset possui lentes com resolução de 2.160 x 2.160 pixels por olho, taxas de atualização entre 72 e 144 Hz e quatro câmeras de rastreamento integradas.
Além disso, o áudio é fornecido por alto-falantes estéreo duplos que cancelam vibrações, oferecendo uma experiência imersiva sem interferências.
ProcessadorSnapdragon 8 Gen 3 de 4 nmArquitetura ARM64Memória16 GB de RAM LPDDR5X unificadaArmazenamentoOpções de 256 GB e 1 TB (UFS)Entrada de cartão microSDEnergiaBateria de íons de lítio com 21,6 WhPorta USB-C 2.0 para carregamento e dadosCarregamento de 45 W via USB-CFaixa de cabeça modularInclui alto-falantes integrados e bateria recarregável traseiraPeso da faixa: 245 gPeça principal destacávelTela e ópticaLCD 2.160 x 2.160 px por olhoTaxa de atualização: 72 a 120 Hz (144 Hz experimental)Lentes panqueca sob medida com campo de visão de até 110°DIP ajustável de 60 a 70 mmEspessura máxima para óculos: 140 mmCâmeras e rastreamentoRastreamento de dentro para fora com câmeras integradas4 câmeras externas monocromáticas2 câmeras internas para rastreamento ocular e transmissão foveadaVisualização do ambiente em baixa luminosidade com IRExpansãoPorta de expansão frontal acessívelInterface MIPI (8 trilhas a 2,5 Gb/s) / PCIe 4.0 (1 trilha)ConectividadeWi-Fi 7 (2×2) com suporte simultâneo 5 GHz + 6 GHzAdaptador Wi-Fi 6E inclusoBluetooth 5.3ÁudioDois alto-falantes por ouvido integrados à faixaMicrofone duploTamanho e pesoTamanho: 175 mm x 95 mm x 110 mmPeso total: 440 g (módulo + faixa)Módulo principal: 185 gO que vem instaladoSistema operacional: SteamOS 3 (baseado no Arch Linux)Área de trabalho: KDE Plasma
Compatibilidade e integração total com o ecossistema Steam
Assim como o Steam Deck, os novos dispositivos foram pensados para se integrarem entre si. O Steam Controller pode ser pareado facilmente com a Steam Machine e usado como controle primário para o Steam Frame. O headset, por sua vez, também funciona com o controle em realidade virtual, detectando sua posição via LEDs infravermelhos.
A Valve reforça que todos os dispositivos rodam o SteamOS, permitindo o uso de aplicativos externos, navegadores e até outros sistemas operacionais. O objetivo é oferecer liberdade total aos jogadores, sem amarras de plataforma.
Para os desenvolvedores, a empresa revelou a expansão do programa Verified, que agora incluirá o Steam Frame e a Steam Machine. Jogos que já são compatíveis com o Steam Deck receberão automaticamente o selo de compatibilidade no novo hardware, facilitando o trabalho de adaptação.
No caso do headset, a Valve iniciou a distribuição de kits de desenvolvimento do Steam Frame, disponíveis no painel Steamworks. O estoque será limitado, mas a distribuição ocorrerá de forma contínua para garantir que os estúdios possam testar e otimizar seus títulos para realidade virtual e transmissões.
Disponibilidade e lançamento
Os novos dispositivos — Steam Controller, Steam Machine e Steam Frame — chegarão ao mercado global no início de 2026. As páginas oficiais de cada produto já estão no ar na Steam Store, com mais detalhes técnicos, imagens e opções para adicionar à lista de desejos — os preços não foram revelados até agora.
E aí, o que você achou das novidades? Comente nas redes sociais do Voxel e do TecMundo!