
13 nov Microsoft Teams começa a testar bloqueio de prints das reuniões
Em maio, a Microsoft anunciou que implementaria um recurso para impedir prints ou gravações não autorizadas no Teams, com início da implementação em julho. Porém, a funcionalidade foi adiada, e somente neste mês de novembro que o recurso começou a ser testado para usuários premium da plataforma de comunicação.
A ferramenta é chamada de “Prevenção de capturas de tela” no menu de “Proteção Avançada” das configurações da rede social de chamadas de vídeo. Uma vez ativada por usuários premium, essa opção coíbe que os demais participantes realizem capturas de tela, ou usem softwares de terceiro para gravar as reuniões.
Quem tentar realizar uma dessas duas ações não vai ser derrubado para os organizadores, mas a janela da apresentação ficará totalmente preta nos computadores. Já nos smartphones e outros dispositivos mobile, o aplicativo exibirá uma mensagem de aviso que aquele app não suporta a captura externa.
Microsoft Teams é um dos aplicativos de videoconferencias mais populares do mundo para empresas (Imagem: Microsoft)
Essas são práticas comuns de outros softwares, como em streamings, que ao tentar gravar ou printar, a tela fica totalmente preta. Nos dispositivos não compatíveis com essa nova opção, os participantes vão entrar nas reuniões somente no modo áudio, sem nenhum apoio visual.
Privacidade em primeiro lugar?
Essa é uma funcionalidade que já está no radar da Microsoft há algum tempo, e seu lançamento não chega a ser surpreendente. O motivo da implementação é dar mais segurança aos organizadores, que podem ter o conteúdo apresentado vazado pelos participantes, seja em formato de vídeo ou imagem.
Por padrão, essa ferramenta de bloqueio estará desativada nas configurações, e cabe ao organizador ativá-la, ou não;Vale mencionar que mesmo com esse recurso, ainda é possível usar uma câmera ou smartphone para captar imagens da tela;Segundo informações da Microsoft, cerca de 320 milhões de pessoas usam o Teams mensalmente;A partir de novembro, o Teams também ganhará uma melhoria que promete facilitar a visualização de canais na plataforma;Em abril, o WhatsApp anunciou um recurso de privacidade avançada para dar maior segurança aos seus usuários.
A medida da Microsoft parece fazer parte de um esquema maior para proteger o Teams de supostas ameaças. Muitos grupos cibercriminosos usam versões falsificadas do aplicativo para aplicar inúmeros golpes em vítimas desatentas, e uma das missões da companhia é fechar essas brechas.
Quer acompanhar novidades sobre novidades da Microsoft, software e tecnologia? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.