Operação Endgame derruba grupos Rhadamanthys, VenomRAT e Elysium e prende suspeitos

Uma operação policial, conhecida como Operação Endgame, derrubou as atividades de 3 grupos cibercriminosos famosos: o Rhadamanthys, um dos maiores infostealers ativos; o VenomRAT, um trojan de acesso remoto; e o botnet Elysium.

Os grupos atuavam de maneira internacional e durante a ação da Europol, um dos principais suspeitos pelo comando do VenomRAT foi preso na Grécia no dia 3 de novembro.

Cibercriminosos tinham milhões em criptomoedas

Segundo as autoridades, a infraestrutura derrubada durante a operação foi capaz de infectar e prejudicar centenas de milhares de vítimas globalmente. Um dos principais suspeitos da operação do Rhadamanthys tinha acesso a mais de 100 mil carteiras de criptomoedas, que podem valer milhões de euros. O pior de tudo é que a maior parte das vítimas nem sabe que suas contas foram afetadas.

A última fase da operação, que aconteceu entre os dias 10 e 13 de novembro, apreendeu 20 domínios, tirou do ar 1025 servidores maliciosos, milhares de computadores que tinham milhões de credenciais roubadas e contou com o apoio de mais de 30 organizações internacionais públicas e privadas, com o envolvimento de países como Austrália, Alemanha, Bélgica, Canadá, França, Grécia, Lituânia, Reino Unido e Estados Unidos.

A Europol se juntou com o Have I Been Pwned, site que permite a checagem de credenciais comprometidas em vazamentos de dados, e é possível ver se suas informações foram afetadas por algum desses agentes criminosos.

Como a operação policial segue em atuação, essa matéria segue em desenvolvimento.

Para acompanhar a Operação Endgame, siga o TecMundo nas redes sociais. Inscreva-se em nossa newsletter e canal do YouTube para mais notícias de segurança e tecnologia.