
13 nov Oppo Reno 14: cara, jeito e… preço de topo de linha [Review]
A Oppo lançou aqui no Brasil, no final de setembro de 2025, a linha Oppo Reno 14. Composta pelo Oppo Reno 14 F e o Oppo Reno 14, a proposta da fabricante era oferecer um aparelho poderoso que alia design, durabilidade e, como não poderia deixar de ser, muita inteligência artificial.
Além disso, a publicidade do novo modelo intermediário premium foca bastante na bateria e qualidade das câmeras. Só que será o produto entrega tudo o que promete? E o principal, será que todo esse pacote faz sentido com o que preço cobrado pelo celular?
Confira: Oppo Reno 14: intermediário premium chega ao Brasil por até R$ 5 mil
Eu testei o Oppo Reno 14 por mais ou menos um mês e vou te contar todas as minhas considerações sobre ele. Antes um breve spoiler: esse é um dos melhores celulares que eu já usei. Só que como tudo nessa vida, ele tem um fator negativo que infelizmente pesa bastante. Antes de começar a destrinchar tudo, caso queira conferir a versão em vídeo do review, só clicar no player do YouTube abaixo:
Design
Para quem não conhece ou nunca teve um celular da marca, a Oppo é uma companhia chinesa fundada no começo dos anos 2000 e que com frequência aparece dentre as cinco empresas que mais vendem celular no mundo.
A marca chegou ao Brasil em 2022 e no mercado nacional, o foco é vender as linhas A, que é mais de entrada, e a linha Reno, que é intermediária. Enquanto o Oppo Reno 14F é um smartphone intermediário, o Oppo Reno 14 está na categoria intermediário premium. Ele até parece um flagship em alguns aspectos, como no caso do design.
Ele é construído com alumínio aeroespacial, que segundo a Oppo é 20% mais resistência à flexão e 36% mais resistente à quedas, tudo na comparação com o plástico. Os números são difíceis de testar na prática no uso cotidiano, mas é fato que ele é muito rígido e aparenta ser bastante resistente. A lateral é toda feita de alumínio e deixa um aspecto premium para o celular.
A construção de metal deixa o Oppo Reno 14 com aspecto de topo de linha. (Imagem: TecMundo)
Em uma das laterais ele tem os botões de bloqueio e volume, enquanto na parte superior ele vem com a saída de som. Na parte inferior, o celular vem com a gaveta para inserção de dois chips ou um chip e um cartão de memória, e ainda a entrada USB-C para carregar ou transferir dados. Ele é bastante fino e mesmo com a capinha transparente que vem na caixa, ele não fica muito grande no bolso. Esse para mim foi um ponto muito positivo, inclusive.
Medidas: 157.90 mm (altura) × 74.73 (largura) × 7.42 mm (espessura);Peso: 187 gramas.
Ainda sobre a parte estética, o Oppo Reno 14 é vendido nas cores verde e o branco pérola que a gente testou. Esse design cintilante muda de acordo com a incidência de luz e dependendo do ângulo você consegue enxergar um desenho que é uma cauda de sereia. Para chegar a esse visual, o aparelho tem o chamado “Efeito Glow”, que é uma técnica de pintura com até doze camadas de revestimento em nível de micron de ultra precisão. A Oppo explica que esse formato é inspirado no oceano e que a ideia é mirar mais no público jovem.
Talvez por eu não ser exatamente o público-alvo, eu não curti muito esse visual. É inegável que logo de cara quando você tira o celular da caixa, ele te chama a atenção por ser bem diferente. Só que particularmente eu gosto de cores mais sóbrias e neutras tipo um preto ou até um azul escuro, então esse design não me agradou tanto.
O Oppo Reno 14 é bastante chamativo. (Imagem: TecMundo)
Para completar sobre a estética do celular, na traseira ele vem com um módulo quadrado com três lentes que se você olhar rápido até lembra um iPhone. Uma pessoa viu o celular meio que de longe na minha mão e chegou a me perguntar se era um telefone da Apple. Na parte frontal temos um display que quase não tem bordas e um pequeno recorte para câmera de selfie.
Um destaque bacana do Oppo Reno 14 também é que quando ele está sem capinha, ele o toque é bem avelulado e a pegada é ótima. Só que como eu lembro em todos os meus reviews, por experiência própria eu não recomendo usar o celular sem capinha e sem película porque nem sempre é bom confiar nos testes de resistência das empresas.
Tela
A tela do Oppo Reno 14 é bastante interessante. Além das bordas bem fininhas, ela é muito brilhante e tem excelente definição. O display possui um tamanho ótimo de 6,59 polegadas, fazendo dele um celular relativamente grande. Quem tem mãos pequenas pode até sofrer um pouco para clicar na tela, principalmente na extremidade de cima.
Display: AMOLED;Taxa de atualização da tela: 120 Hz;Resolução: 1256 x 2760 Pixels (1.5K)Densidade de pixels: 460 PPI;Proporção de tela: 93,4%;Brilho Externo: até 1200 nits (600 nits de brilho normal);Profundidade de cor: 10 bits;Certificação: HDR10+.
A tela é bastante responsiva e existem motivos para isso. Ele vem com duas tecnologias, a Splash Touch e Toque com Luva. Enquanto a primeira permite usar o celular mesmo com as mãos molhadas, o segundo permite navegar até usando luvas. E assim que você pega o celular percebe já algo diferente na interação com a tela. Como tem sido comum principalmente em marcas chinesas, os aparelhos já estão vindo com uma película aplicada. Se você olhar nos cantos, vai perceber a aplicação.
Como foi popularizado pela Apple, o Oppo Reno 14 tem aquela função que a Maçã chama de “Dynamic Island”. Ou seja, dependendo do app que você está usando, ele mostra notificações e algumas interações no espaço do notch da câmera. Isso é bem legal quando você está escutando música no Spotify, por exemplo. Que daí é só clicar no ícone na câmera para interagir com o player de música. Se você aperta e segura, ele abre o app completo.
Com o botão interativo no notch da câmera é possível interagir rapidamento com o Spotify, por exemplo. (Imagem: TecMundo)
Como um bom intermediário premium, o Oppo Reno 14 vem com desbloqueio por digital e ele é ótimo. O acesso à tela é praticamente instantâneo e nesse um mês de uso a leitura da minha digital não deu problema nenhuma vez. Caso você prefira, a tela também desbloqueia com biometria facial, mas esse método não é muito recomendado por questões de segurança.
Falando sobre isso, a tela é protegida pelo Gorilla Glass 7i, que é uma das certificações de proteção mais atuais da Corning. Ele tem proteção de quedas de 1 metro e resistência aprimorada contra arranhões. Essas configurações se unem ao sistema de Amortecimento por Esponja Biônica, que a Oppo promete absorver os choques e proteger os componentes internos.
Para quem gosta, que não é muito o meu caso, o Oppo Reno 14 é ótimo para ver vídeos, séries e filmes nos streamings. O AMOLED é ótimo porque exibe cores vivas, tem bastante brilho, um bom contraste e muita definição. Por ser um tipo de tela da categoria das OLEDs, você não vai ter problema com praticamente nenhum conteúdo, até mesmo em imagens mais escuras.
Gama de CoresModo Natural: 100% DCI-P3;
Modo Pro: 100% DCI-P3;
Modo Vívido: 100% DCI-P3.Profundidade de Cor: 1.07 bilhão de cores (10-bit)
Bateria
A bateria é outro aspecto de destaque do Oppo Reno 14. Ele tem 6.000 mAh de capacidade nominal e ainda um carregador de 80 W, que é um valor bastante acima da média do mercado nacional.
Os intermediários vendidos aqui no Brasil geralmente vêm com carregadores de no máximo 45 W. Para se ter uma ideia, os celulares da linha A da Samsung, que é uma das que mais vendem aqui no Brasil, vem com carregador de só 15 W. O A56, por exemplo, suporta até 45 W, mas se você quiser carregar mais rápido você vai precisar comprar o carregador separado.
Com esses 80 W do carregador, o Oppo Reno sai de 0 a 100% de bateria em menos de 1 hora. Com uns 5 minutos você já ganha uns 15% de energia, mais ou menos. Com 10 minutos só na tomada você já consegue quase 30% de carga.
O carregador de 80 W do Oppo Reno 14 é excelente. (Imagem: TecMundo)
Na minha experiência de uso, o celular resistiu tranquilo a dois dias de uso com uma boa sobra de bateria. Em uso típico de redes sociais, WhatsApp, um pouco de YouTube, tirar uma foto e um joguinho vez ou outra, eu consegui utilizar o celular por dois sem recarregar e ainda deixar sobrando uns 10% ou 15%.
Então você pode ficar despreocupado com energia, que ela não vai faltar.
Desempenho
No quesito desempenho, o Oppo Reno 14 segue brilhando. Ele vem com um processador da MediaTek que nem é dos mais novos, já que ele foi apresentado no final de 2024. Só que ele não faz feio e se mostra bem otimizado pro aparelho.
CPU: MediaTek Dimensity 8350 (8 núcleos);GPU: ARM G615-MC6@1400MHz.
Em testes de benchmark do Antutu, o Oppo Reno 14 chegou a atingir 1.380.000 pontos. Isso mostra que ele tem desempenho acima de quase todos os principais concorrentes, casos do já citado Galaxy A56 e do realme 15 Pro.
Para complementar esse desempenho, o Oppo Reno 14 tem até 512 GB de armazenamento e 12 GB de RAM LPDDR5X.
O Oppo Reno 14 tem a função de “Vitalização de RAM”, que promete fazer com o que o celular aguente realizar várias tarefas ao mesmo tempo sem travar. (Imagem: TecMundo)
Esse poder de hardware faz com que o celular tenha um desempenho ótimo. Eu nunca percebi nenhum engasgo, travada, nem nada do tipo. Mesmo abrindo e deixando vários apps em segundo plano, ele consegue retomar as atividades com muita agilidade. Tudo é muito fluído e ágil.
Para estressar um pouco mais o processador, eu testei alguns games. No Free Fire, o jogo já abre configurado no Ultra. Então roda lisinho.
E um negócio muito legal é que o Oppo Reno 14 tem uma gaveta do Modo Game. No lado esquerdo da tela, ele tem esse painel que mostra várias informações, incluindo a temperatura do celular, a quantidade de frames por segundo que o jogo está alcançado e até opções de desempenho para mudar a taxa de atualização e a resposta háptica. Se você quiser, esse menu ainda te deixa interagir para mudar a música no Spotify, acessar o WhatsApp, Discord, bloquear notificações e mais.
O Modo Game é uma central de controles que dá acesso a várias funções do celular. (Imagem: TecMundo)
No Asphalt Legends, o desempenho segue excelente, com gráficos rodando no alto sem nenhum tipo de travamento. A única coisa que causou estranheza foi que apesar de selecionar no menu do jogo a opção de 90 frames por segundo, o máximo que ele alcançou foram 60 frames por segundo.
E esse bom desempenho nos jogos acontece por causa de algumas ferramentas que o Oppo Reno 14 tem. A nível de software, o celular vem com o HyperBoost 2.0, que otimiza os frames de acordo com a cena. A nível de hardware, ele tem uma câmara de vapor ultrafina e grafite ultracondutivo que prometem uma dissipação de calor mais rápida. E tudo funciona de maneira excelente, já que os jogos se mantem com o FPS lá no alto e o celular praticamente não esquenta a ponto de incomodar as mãos.
No quesito desempenho, o Oppo Reno 14 é um professor para outros modelos intermediários.
Câmeras
Chegando no fator câmera, mais uma vez eu vou precisar esvaziar meu estoque de elogios, já que as fotos do Oppo Reno 14 são um espetáculo.
Ele vem com essas três lentes na traseira e mais a frontal, e como tem sido, a aposta é na IA para melhorar os resultados. A promessa da marca chinesa é que principalmente fotos tiradas em ambientes escuros terão uma boa visualização.
Câmera principal (Wide): 50 MP; f/1.8; FOV 79°; Lente 5P; AF suportado; 2-axis OIS suportado;Ultra-wide: 8MP; f/2.2; FOV 116°; Lente 5P; AF suportado;Telefoto: 50MP; f/2.8; FOV 30°; Lente 4P; AF suportado; 2-axis OIS suportado.
O app da câmera tem o modo Pro, para quem quer controlar a abertura de lente, foco, ISO e etc, o modo de vídeo, foto, retrato e vários outros modos como câmera lenta, panorâmica e até de foto subaquática. Tendo proteção IP66, IP68 e IP69, ele teoricamente é protegido contra poeira, jatos de água e imersão em até 1 metro de água doce por 30 minutos. Abaixo, neste tópico, estão alguns dos resultados das fotos tiradas com a câmera do celular.
O zoom do Oppo Reno 14 mostra um ótimo resultado quando utilizado com parcimônia. (Imagem: Carlos Palmeira/TecMundo)
As fotos de dia com bastante iluminação são ótimas como deveria ser mesmo. Nesses ambientes com iluminação natural, a câmera sai naturalmente bem, trazendo imagens com muita definição e detalhes. Chama a atenção também a boa saturação das cores. O pós-processamento altera pouco a cor natural dos objetos fotografados, fazendo com que o resultado seja bem próximo do real. Quando você dá um zoom consegue perceber que muito dos detalhes permanecem e pouca coisa fica distorcida.
As fotos noturnas também são bem boas. Inclusive, esse é um dos marketings do celular, já que a Oppo anuncia que esse modelo tem câmera ultranitida para baixa luminosidade. Marketing à parte, registros feitos em ambientes com pouca luz apresentam um resultado muito bom. As imagens têm ótima definição e efeito borrado é bem pequeno comparado a outros celulares da mesma faixa. Além disso, o contraste também é ótimo, fazendo uma boa separação entre os pontos mais escuros e mais claros da imagem.
As fotos à noite do Oppo Reno 14 são satisfatórias, comparadas a outros modelos intermediários e intermediários premium. (Imagem: Carlos Palmeira/TecMundo)
E todo esse resultado satisfatório também é alcançado pela lente ultra-angular, que consegue um bom campo de visão e a mesma nitidez da câmera wide.
O ângulo da ultra-wide do Oppo Reno 14 não é dos maiores, mas não deixa de ser ótimo. (Imagem: Carlos Palmeira/TecMundo)
Falando sobre a lente telefoto, ela é excelente quando usada com moderação. Ela atinge um de até 120x, e como era de se esperar para celulares dessa faixa, fotos com o máximo de zoom raramente ficam boas. A distorção é bastante grande e tudo vira um grande borrão sem forma, independente se o registro for feito de dia ou à noite. Então nem adianta esperar conseguir uma boa foto da lua, por exemplo.
Só que o jogo muda quando a telefoto é menos exigida. Fotos tiradas com zoom de 30 ou 40x apresentam um bom resultado, mesmo dando para perceber um leve pós-processamento com IA. Eu acho esse desempenho ótimo porque outros intermediários que eu testei não chegaram nem perto de apresentar esse resultado. Seja o Galaxy A54, o A55 ou até o realme 15 Pro, o resultado é consideravelmente pior que o do Oppo Reno 14. Então nesse quesito telefoto ele leva com facilidade.
E sigo eu com o dicionário de elogios quando o assunto são gravações de vídeos. Chegando a gravar em 4K a 60 frames por segundo, ele também tem um recurso de ultraestabilidade que diminui as tremidas e balanços quando você está gravando sem utilizar um tripé ou gimbal.
Vídeo 4K: 60 FPS ou 30 FPS/1080p: 60 FPS ou 30 FPS/720p: 30 FPS;Time-lapse 4K: 30 FPS;Suporte para gravação vídeo com visão dupla;Suporte para gravação de vídeo HDR;Zoom digital de até 2X.
Para complementar tudo isso, o smartphone oferece várias edições de fotos via IA. Eu usei bem pouco esses recursos, mas quando usei, achei que os resultados não foram dos mais fiéis. O Editor IA Avançado 2.0 tem uma feature para corrigir a nitidez, por exemplo. O recomendado é utilizar em objetos e animais, já que em humanos o resultado é bem esquisito.
As fotos macro do Oppo Reno 14 ficam bem definidas e com ótimas cores. (Imagem: Carlos Palmeira/TecMundo)
Eu acho que as câmeras do Oppo Reno 14 são tão boas que raramente você vai precisar usar inteligência artificial para melhorar. E quando usar pode ser que você não tenha o resultado mais real possível.
Conclusão
Falei bastante do Oppo Reno 14 e como vocês perceberam rasgei um monte de adjetivos positivos. E o celular é excelente mesmo, não tem por que não ser sincero com vocês quanto a isso. Só que antes de chegar na conclusão, eu vou falar só mais alguns aspectos dele.
O Oppo Reno 14 vem com o sistema operacional ColorOS 15, que é baseado no Android 15. A marca chinesa promete, inclusive, 5 anos de atualização do ColorOS.
A interface desse software é muito fluída, bastante personalizável e dentre os destaques ele tem esse Shelf. Arrastando o dedo do meio da tela para baixo, ele abre esse painel que parece muito com o do iPhone, podendo mostrar informações sobre o tempo, relógio, alguns widgets de apps, fotos e mais.
O Oppo Reno 14 tem uma caixinha na mesma “vibe” do celular. (Imagem: TecMundo)
O Oppo Reno 14 vem ainda com NFC, circule para pesquisar do Google, conectividade com o Gemini e vários outros recursos de inteligência artificial, como transcrição de Voz, tradução e assistente pessoal.
Suporte ao 5G; Dois Nano-SIMs com suporte para eSIM;Dois alto-falantes estéreo;Wi-Fi 6;Cancelamento de ruído com 3 microfones;Bluetooth 5.4;Motor linear do eixo X.
Agora sim nós vamos para as considerações finais. Você se lembra que eu falei no começo do texto que ele tem um ponto negativo forte. A essa altura você já deve imaginar qual é.
O Oppo Reno 14 é, de fato, um aparelho com cara e jeito de topo de linha. Só que infelizmente não é só isso. No pacote ele também tem o preço de um celular high-end. O smartphone mais recente da Oppo chegou no Brasil pelo valor sugerido de R$ 5 mil, o que faz com que ele seja pouquíssimo recomendável para quem busca o melhor aparelho possível nessa faixa de preço.
Felizmente, cada vez mais nós temos recursos de premium embarcados em celulares intermediários. Só que isso tem um custo. Aparelhos não só como o Oppo Reno 14, mas o próprio Poco X7 Pro e o realme 15 Pro desembarcaram no Brasil custando por volta dos R$ 5 mil. Esse valor baixa muito a competitividade desses celulares se você pensar que é possível achar aparelhos topos de linha por esses preços:
Galaxy S24 Ultra: R$ 4,8 mil;Galaxy S25: R$ 4 mil;iPhone 15: por R$ 4 mil;Motorola Razr 60: R$ 3,7 mil;Galaxy Z Flip 6: R$ 4 mil;Galaxy Z Flip 7 FE: R$ 4 mil;*Valores de outubro de 2025.
Ou seja, eu quero dizer que o Oppo Reno 14 não vale? Na verdade, ele vale a pena sim, mas não agora. Se você pretende comprar um celular no momento do lançamento deste review, entre outubro e novembro de 2025, é melhor você mirar alguns desses outros modelos que eu falei.
Se a sua intenção for comprar o melhor celular na faixa de preço dos R$ 5 mil, definitivamente não é o Oppo Reno 14 que você deveria mirar. Na minha opinião, vale muito mais a pena pegar um topo de linha de 2024 ou até do começo de 2025 do que o modelo da Oppo.
O Oppo Reno 14 é um excelente celular para o futuro. (Imagem: TecMundo)
Agora, se você está no futuro, talvez o Oppo Reno 14 seja o modelo perfeito para você. Ele faz praticamente tudo bem. Tem boas câmeras, um ótimo desempenho, tem 5G, o display é excelente, a batéria é incrível e o carregador melhor ainda. Só que é isso, se você tiver paciência para esperar por uma promoção, certamente você vai ter uma joia que brilha no seu bolso.
E você, o que achou do preço do celular? Você já teve ou tem um smartphone da Oppo? Aproveita para interagir com a gente nas nossas redes sociais!