
17 nov IA do Google Voos que busca passagens baratas chega ao Brasil; saiba como funciona
O Google anunciou nesta segunda-feira (17) o lançamento da ferramenta Flight Deals no Brasil e em outros países, após a estreia nos Estados Unidos, Canadá e Índia. A novidade usa inteligência artificial (IA) para encontrar rapidamente passagens aéreas baratas, ajudando o usuário a economizar.
A funcionalidade destinada aos viajantes é apenas uma das várias outras atualizações reveladas pela companhia de Mountain View para este fim de ano. Entre os destaques, vale citar a IA que liga para as lojas da região procurando saber se o produto desejado está disponível em estoque.
Ofertas de voos do Google no Brasil
Integrada ao Google Voos, a função alimentada por IA desenvolvida para “viajantes flexíveis” não depende da escolha de filtros para encontrar as melhores ofertas, como na versão convencional. Basta informar o que você procura, como se estivesse conversando com alguém.
O usuário pode informar para onde e como gostaria de viajar, descrevendo algo do tipo “viagem de uma semana para a praia, que tenha boa comida e sem escalas”, por exemplo;Acionando a IA para entender a solicitação, a ferramenta utiliza os dados em tempo real da pesquisa para apresentar opções relevantes e atualizadas de diferentes companhias aéreas e sites de reserva;Os resultados trazem as melhores promoções disponíveis no momento, podendo incluir destinos que você talvez não tenha considerado;Clicando na opção desejada, o usuário é redirecionado ao site da empresa para finalizar a compra.A função ofertas de voos do Google promete facilitar a busca por passagens aéreas baratas. (Imagem: Google/Divulgação)
Além de prosseguir para a compra do bilhete, é possível cadastrar um alerta de oferta, caso não tenha ficado satisfeito com o valor cobrado no momento e queira esperar um desconto maior. Neste casso, a oferta de voos do Google avisará quando isso ocorrer.
Também no segmento de viagens, a gigante da tecnologia lançou outras funções inteligentes, como roteiros personalizados com a ferramenta Canvas e as reservas automatizadas de ingressos, restaurantes e consultas por agentes de IA. No entanto, esses recursos são restritos aos EUA.
Atualizações nas compras por IA
O Google revelou, ainda, novos recursos de IA para compras. No Modo IA do buscador, agora é possível usar linguagem mais natural ao pesquisar produtos, assim como nas ofertas de voos, obtendo resultados com fotos, avaliações, variações de preços e estoque.
As ferramentas de compras chegaram ao app Gemini, que poderá pesquisar ofertas para a Black Friday, fazer listas e comparar preços. A IA do Google também poderá ligar para as lojas próximas e checar a disponibilidade de itens, evitando que o usuário se desloque até elas.
Outro destaque é a compra automatizada, com um agente de IA finalizando a compra via Google Pay quando detectar o preço desejado pelo consumidor. Essas funções chegam primeiro aos EUA, em lojas parceiras, e não há previsão lançamento em mais mercados.
E aí, o que achou dos novos recursos de IA do Google para viagens e compras? Dê a sua opinião nas redes sociais do TecMundo.