
18 nov Cloudflare volta a funcionar após quase 6 horas de instabilidade
Após quase seis horas de muita instabilidade e erros, a Cloudflare revelou que seus sistemas já estão com os serviços normalizados. Em uma postagem às 14h44 (horário de Brasília), a empresa de infraestrutura para aplicações na internet explica que problemas de latência ou erros de rede já não são mais encontrados nas operações.
Os primeiros relatos de erro apontavam para forte instabilidade a partir das 8h50 da manhã, o que causou problemas de conexão em inúmeros sites e aplicações.
Plataformas como o ChatGPT e o X ficaram inacessíveis ou bem instáveis por todo esse tempo, enquanto a companhia tentava encontrar e resolver o erro.
Aliás, as mensagens de erro apontavam para problemas nos Challenges (desafios, em inglês). Esses desafios são, na verdade, um mecanismo de defesa da Cloudflare para analisar se uma variante do site acessado é real, ou um bot, ou script automatizado, e, portanto, falso.
O Captcha exigido para entrar em alguns sites é um tipo de Challenge usado pela Cloudflare (Imagem: WeWeb)
Esse tipo de tecnologia é essencial para inibir ataques cibernéticos, como os do tipo DDoS (Distributed Denial of Service). Nesses casos, uma leva de bots tenta sobrecarregar o sistema para deixá-lo fora do ar ou vulnerável, mas o mecanismo também ajuda a bloquear tráfego suspeito e proteger os dados dos usuários.
Empresa explicará erro em breve
A atualização no status da Cloudflare também aponta que empresas que utilizam seus serviços já podem ativá-lo novamente. Mesmo assim, a empresa não detalha os motivos exatos que causaram a instabilidade na internet global, citando que irá fornecer um update final assim que a investigação interna for concluída.
Perto das 9h, inúmeras queixas de erros já haviam sido reportadas no site Down Detector, responsável por monitorar a atividade de inúmeras plataformas;Serviços mundialmente utilizados, como o Canva, Discord e a plataforma de games Steam, também ficaram parcialmente inacessíveis;Por ser uma provedora de serviços para clientes ao redor do mundo, quaisquer tipos de problemas na Cloudflare impactam milhões de sites e pessoas;A empresa é responsável por prover “Redes de entrega de conteúdos”, que são basicamente cópias de sites para chegar mais rápido aos usuários;Em teoria, a companhia norte-americana é uma das melhores e mais confiáveis nesse segmento;Quedas na Cloudflare podem acontecer esporadicamente e em menor escala, mas eventos dessa magnitude são menos comuns.Há pouco mais de um mês, a AWS, outra provedora de serviços, também teve erros que geraram forte instabilidade na internet global.
Uma das grandes questões envolvendo a Cloudflare é que inúmeras empresas gigantescas usam sua infraestrutura, e há poucas alternativas confiáveis. Dessa forma, sempre que uma provedora de serviços assim é afetada por um erro interno, ou ataque cibernético, o resultado na internet é bem caótico.
E aí, você foi afetado pela queda global da Cloudflare e quer saber mais sobre o mundo da tecnologia? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.