Designer que revelou o iPhone Air troca Apple por startup de IA

A Apple perdeu um funcionário que estava em ascensão na companhia e agora vai trabalhar em uma startup de inteligência artificial (IA). O mais novo colaborador a deixar a empresa é o designer industrial Abidur Chowdhury.

De acordo com a Bloomberg, a saída “gerou um burburinho” interno, já que Abidur era considerado um funcionário em boa fase na empresa e com possibilidade de crescimento.

Ele foi um dos principais envolvidos na criação do celular ultrafino iPhone Air e até aparece narrando e apresentando o aparelho no vídeo oficial de divulgação, revelado em setembro deste ano.

 O designer que saiu da Apple para o mercado de IA. (Imagem: Reprodução/Abidur Chowdhury)

A tal empresa de IA não foi nomeada pela reportagem e o próprio designer ainda não confirmou qual será a sua nova casa. Nascido na Inglaterra, ele estava na Maçã desde 2019, depois de passar mais de um ano trabalhando como consultor freelancer para várias marcas.

O iPhone Air deu errado?

Ainda segundo a Bloomberg, mesmo que não haja uma confirmação de que foi ele quem pediu demissão, a saída de Abidur não está relacionada com as baixas vendas do iPhone Air.

O aparelho leve e fino, apesar de ser um dos destaques da última conferência da Maçã, teve até agora um desempenho comercial considerado fraco e a produção de novas unidades até já teria sido cortada para evitar acúmulo de estoque. Ainda assim, uma segunda geração deve ser apresentada em 2026 com várias correções em comparação com o atual modelo.

A decisão, mesmo que o funcionário tenha sido considerado como alguém de futuro dentro da marca, é mais uma entre outras saídas recentes na Apple. O chefe de operações (COO) Jeff Williams, que supervisionava o departamento de design, se aposentou recentemente.

Além disso, várias outras pessoas deixaram a companhia nos últimos meses, tanto no time de design quanto na equipe de IA. Este último, inclusive, é um setor em que a Apple está bem atrás de concorrentes diretas — em especial pela demora na apresentação da versão “turbinada” da Siri.

Diversos desses funcionários teriam inclusive trocado a empresa por um antigo conhecido: a startup de Jony Ive, o consagrado ex-chefe de design da Apple, hoje trabalhado em um aparelho ao lado da OpenAI, dona do ChatGPT.

O próprio CEO da Apple, Tim Cook, pode anunciar ainda neste ano a saída do cargo. Saiba mais sobre o assunto nesta matéria!